Outras Notícias

Veja os Comentários


13/04/2009-16:10:13
Bodyboard
 

Mundial de bodyboard de Salvador terá total apoio dos poderes públicos

Primeiro evento esportivo internacional realizado na capital baiana na década de 2000, o Cobra D’Agua Bodyboarding Show Bahia 2009 tem patrocínios da Prefeitura Municipal de Salvador, do Governo do Estado da Bahia e do Governo Federal, através da Petrobras

O Cobra D’Agua Bodyboarding Show Bahia 2009, que acontece entre 28 de abril e 03 de maio, na Praia de Armação, teve sua viabilidade garantida graças ao esforço conjunto das esferas públicas municipal - através da Prefeitura de Salvador, estadual - através da Secretaria de Turismo (Setur) e da Bahiatursa - e federal - através da Petrobras. O evento vale como terceira etapa do circuito da IBA Tour masculino e feminino e distribuirá um total de U$ 35 mil para as maiores estrelas do esporte no mundo.

A expectativa da organização é que mais de 400 atletas participem da prova, que conta ainda com os patrocínios da Cobra D’Agua, do Shopping Iguatemi e da Allboards. Entre os nomes mais esperados estão os do hexacampeão mundial Guilherme Tâmega (RJ), da triacampeã Neymara Carvalho (ES), dos atuais líders do ranking 2009, Ryan Hardy (Aus) e Luz Marie (PRC), e, principalmente, do atual campeão mundial, o baiano Uri Valadão.
Os impactos sociais, econômicos e turísticos são alguns dos valores positivos que um evento desta natureza agrega ao Estado e à capital baiana. Os gestores dos órgãos públicos envolvidos enxergaram ainda, com a chegada das maiores estrelas do bodyboard à Salvador pela primeira vez, um grande incremento para a agenda cultural e esportiva.
“Além da natural e óbvia visibilidade que um evento desse porte é capaz de gerar, ele movimenta a cidade, sua população, o comércio e o trade turístico”, explica o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro. “Enfim, gera emprego, embora temporário, e circulação de dinheiro, o que, nesses tempos de crise na economia global, é sempre bom”, complementa.
O prefeito João Henrique ressalta que Salvador tem um dos mais belos litorais e a maior baía do país, além de se caracterizar como um dos pontos de maior atração turística do Brasil. “Isso, por si só, bastaria para garantir à cidade a realização de grandes eventos esportivos em todas as modalidades, especialmente envolvendo esportes náuticos”.
Representante da Assembléia Legislativa Municipal, o Vereador Alberto Braga foi uma das autoridades que não mediu esforços para que a Dendê Produções e a Axé Mix (realizadoras do evento) trouxesse o Cobra D’Agua Bodyboarding Show Bahia 2009 para a capital baiana. Ele destaca que a última vez que a cidade sediou um evento de porte mundial foi na década de 1990, com uma partida da seleção de vôlei na liga mundial, no Ginásio do Balbininho, que na verdade foi uma prova isolada e não um evento completo.

“Quero ressaltar, primeiramente, a preocupação do Prefeito João Henrique em buscar o desenvolvimento do esporte em nossa cidade. Sempre atento a essas questões, ele mais uma vez coloca a Bahia na rota mundial, gerando os mais diversos benefícios para a população”, explica o vereador.

“Um dos benefícios mais importantes é sócio-educativo, fundamental para o desenvolvimento do estado físico e mental de crianças, adolescentes e jovens, retirando-os consequentemente da marginalidade e inserindo-os num contexto esportivo mundial”, salienta Alberto Braga.

O secretário Estadual de Turismo, Domingos Leonelli, afirma que o campeonato é de fundamental importância para o turismo da Bahia, “uma vez que aquece a economia, movimenta a cadeia produtiva e traz pessoas de outros estados, cidades e até países para cá”. Vale ressaltar que a Setur, através de Leonelli, foi uma das responsáveis pela realização dos mundiais de surfe de Itacaré, em 2007, e da Praia do Forte, no ano passado.

Para o produtor do Cobra D’Agua Bodyboarding Show Bahia 2009, Railton Lemos, o pensamento dos gestores de todas as esferas públicas envolvidas mostram o quanto as atenções voltadas para o esporte e para a cidadania evoluíram no país.

“Fico muito feliz, como organizador e como cidadão, em saber que as portas dos governos Municipal, Estadual e Federal estão abertas para projetos esportivos como este. É dinheiro público aplicado em ações que levarão retornos sociais, econômicos e de imagens incalculáveis para a população”, diz Lemos.

Neymara é finalista no Havaí

As brasileiras Neymara Carvalho e Jessica Becker foram finalistas da abertura do Circuito Mundial Feminino de Bodyboard, encerrada na última sexta-feira (10), na Praia de Pipeline, Havaí. A tricampeã mundial Neymara larga na temporada com uma terceira colocação na 20ª edição do Women Bodyboarding Pipeline Pro, enquanto Becker ficou em quarto lugar na prova, vencida pela porto-riquenha Luz Marie.

Após a boa participação nas perfeitas ondas de até 2 metros, Neymara Carvalho, Jéssica Becker e Luz Marie disputam a segunda etapa no Balneário de Camboriú, em Santa Catarina, entre os dias 21 e 26 de abril, e depois chegam à Salvador, para a disputa do Cobra D’Agua Bodyboarding Show Bahia 2009.

“Espero fazer o meu melhor em Salvador, buscando sempre o que os juízes querem ver em cada etapa e em cada condição de mar. Quero muito manter esse título no Brasil”, revela a tricampeão mundial Neymara Carvalho, que é natural do Espírito Santo.


Cobra D’Agua Bodyboarding Show Bahia 2009 é uma realização da Dendê Produções e da Axé Mix e conta com o patrocínio do Governo Federal (através da Petrobras), do Governo do Estado da Bahia (através da Secretaria de Turismo – Setur - e da Bahiatursa), da Prefeitura de Salvador, da AllBoards e do Shopping Iguatemi. O evento conta com o apoio The One, Genesis, Rede Outlight, Mídia Bus, Top Surf, Abreus e Tribis.




Camile Maltez e Yordan Bosco (DRT BA – 2992)
Tel. (71) 3393-8653 / 9985-2117 /9938-2116
camilemaltez@engenhocacomunicacao.com.br
yordanbosco@engenhocacomunicacao.com.br

Danilo Caboclo - Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Bodyboarding - dancaboclo@yahoo.com.br
(11) 7667-9636 (11) 5071-4169
 

--> Inclua seu comentário <--


 


COMENTÁRIOS