Outras Notícias

Veja os Comentários


13/07/2009-20:28:47
SurfEscola
 

Texto e Foto: Flaviano Gondim
Fonte: InjectBrasil.com

Muito já se comentou da importância que o Circuito Surf Escola tem ao promover a inclusão social, revelando atletas carentes abraçados e preparados pela escolinha do surfista, Ong, patrocinadores etc. Esse é o lado mais fácil, o da inclusão social, de ser notado pela maioria das pessoas, e claro, de suma importância.

Existe também uma outra contribuição do Surf Escola, que é o de evitar a regressão social, pouco percebido pelo público em geral e também de igual importância.



Considero regressão social os casos em que os filhos tiveram a sorte de nascer de pais com boas condições financeiras, foram bem alimentados e postos em boas escolas, mas não conseguiram aproveitar a oportunidade e hoje rumam em direção à miséria, seja por envolvimento com drogas ou por vazio e falta de objetivos em suas vidas. Infelizmente, trilham o caminho inverso das pessoas que são beneficiadas com a inclusão social.



E como o Surf Escola evita a regressão social? Vou explicar citando o que aconteceu com meu filho.



Quando ele estava prestes a completar 9 anos de idade, ficou sabendo pelos coleguinhas da escola de um tal campeonato de surf que somava as notas escolares com o desempenho no esporte, que tinha categorias de idades bem pequenas e ainda dava prêmios. Isso fez o Guilherme Carvalho se interessar em participar desse campeonato.


Guilherme foi campeão Petit do

Surf Escola 2008. Foto: Arquivo Inject.


E eu aproveitei o interesse dele para ensinar-lhe alguns fundamentos que servirão para o resto da sua vida. Ensinei que para ser bem sucedido era necessário muito treinamento, aliado com boa alimentação, dormir cedo, disciplina, paciência, perseverança, metas a curto, médio e longo prazo etc. Ele segue as orientações e isso me deixa satisfeito, pois sei que independente de onde o atleta consiga chegar no surf, os fundamentos citados o ajudarão a ser vencedor em qualquer desafio da sua vida. Enquanto ele estiver envolvido com esses objetivos, tenho certeza que não será estatística da regressão social.

Lógico que outros atletas também obedecem as regras acima, mas o que motiva essa molecada a treinar são os campeonatos, inserindo-se nesse contexto a importância do Surf Escola. Meus sinceros parabéns aos principais realizadores desse circuito, o casal Inject Raul e Janaína, e parabéns também a todos que colaboram com o êxito das etapas, pois sozinhos eles não conseguiriam. Desejo que esse circuito aconteça por mais vários anos, para continuar beneficiando gerações com a ascensão social.

Outro fenômeno que percebi no Surf Escola foi a capacidade dele em trazer para os dias de campeonato, pessoas que nunca antes tinham ido à praia para assistir torneios de surf. Olha a torcida do Guilherme na foto acima, presente na primeira etapa do circuito 2009.






--------------------------------------------------------------------------------

O “XI Circuito GUARANÁ DORE de Surf Escola 2009” é uma realização da INJECT e tem o Patrocínio exclusivo do Guaraná Dore [www.dore.com.br]. Co-patrocínios: Prefeitura Municipal de Cabedelo, Lauro Victor de Barros Despachos Aduaneiros, Andrade Marinho Empreendimentos, 33 Graus Surf Shop e Associação Guajirú. Apoios: Secretaria de Turismo de Cabedelo – Setur, Posto Intermares, Padaria Pandine, Malha Sul, Rotator, TOD Artigos Esportivos, Bar do Surfista, Project House, Araújo Produções, Well, Truzz, Jr Manteiga Escola de Surf e Tartarugas Urbanas. Promoção: Rádio MIX FM. Homologação: Federação Paraibana de Surf. Cobertura: www.injectbrasil.com

 

--> Inclua seu comentário <--


 


COMENTÁRIOS