Outras Notícias

Veja os Comentários


15/01/2010-08:48:56
WQS
 

Fonte: ZDL
Maresia Surf International Paracuru será disputado nas melhores ondas de Ceará

Praia do Ronco do Mar recebe etapa "seis estrelas" da divisão de acesso do Circuito Mundial

São Paulo (SP)- Não foi por acaso que a praia do Ronco do Mar foi escolhida para sediar o Maresia Surf International Paracuru WQS 2010, etapa "seis estrelas" da divisão de acesso do Circuito Mundial da Association of Surfing Professionals (ASP), que será disputada entre os dias 26 e 31 de janeiro. Propiciar aos competidores as melhores condições para a prática do surfe foi o principal objetivo da marca de surfwear em promover o evento no município cearense.

Segundo Daniel Bernardi, mais do que questões de logísticas, já que Paracuru é um pequeno município com pouco mais de 30 mil habitantes e distante 84 Km de Fortaleza, foram levados em conta os critérios técnicos. "A onda é a essência do surfe e, sem dúvida, a praia do Ronco do Mar oferece, segundo a maioria esmagadora dos surfistas cearenses, as melhores ondas do Estado e do Nordeste. Por isso, estamos nos desdobrando para realizar a competição lá", afirmou o gerente de Marketing da Maresia.

As ondas na praia do Ronco do Mar quebram sobre uma bancada de pedra (point break). São "direitas" longas que propiciam a realização de diversas e os mais variados tipos de manobras. Com ondulações maiores, apresenta tubos largos e cumpridos. Outro predicado é que os atletas surfam bem próximos da areia, o que faz do local um palco perfeito para o público acompanhar a performance dos competidores. Isso sem falar na água quente e no clima tropical.

Contudo, a costa de Paracuru não se resume à praia do Ronco do Mar quando o assunto é surfe. Outros "picos" fazem a cabeça de surfistas cearenses e de centenas de turistas de diversos estados e países que buscam suas ondas, principalmente entre os meses de novembro e março, quando as ondulações do quadrante Norte entram com frequência no litoral cearense. Entre eles, estão Carnaubinha ou Havaizinho, Curralzinho, Pedra do Meio e Boca do Poço. É obrigatório citar os chamados Outside 1, 2 e 3, também alguns dos melhores locais do Ceará para a prática do kitesurfe.

Grandes expoentes - Paracuru é um dos maiores celeiros de surfistas do Nordeste. Dezenas de grandes nomes da modalidade despontaram em suas ondas. Destaque maior para Silvana Lima, uma das representantes do Brasil na elite Circuito Mundial feminino e que conquistou o vice-campeonato da ASP na temporada passada. A atleta começou a surfar justamente na praia do Ronco do Mar, onde sua família possui um quiosque de praia, que oferece iguarias da culinária regional.

Silvana Lima, que mora na Austrália e goza férias todos os meses de janeiro na cidade, foi convidada para participar do Maresia Surf International Paracuru WQS 2010 e aceitou. Competindo com mais de uma centena de surfistas, ela estará na briga na etapa "seis estrelas" da divisão de acesso do Mundial masculino, que distribuirá US$ 145 mil (cerca de R$ 253 mil) e valerá 2.500 pontos no ranking para o vencedor. Outro atleta de destaque de Paracuru é Michel Adriano, um dos melhores surfistas do Ceará e sempre favorito nas ondas do Ronco do Mar.

Mais de Paracuru - Existem as seguintes definições, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o topônimo Paracuru. Uma originária da língua Tupi: significa Lagarto do Mar. Outra versão: Mar de Cascalho. "Pará" (Mar) + "Curu" (Cascalho) ou ainda "Pará" (Rio) + "Curu" (Cascalho), Rio de Cascalho.

Paracuru é a única sede de município do interior cearense banhada pelo mar. É conhecida como cidade da alegria, por realizar, durante o ano, vários eventos festivos. O município tem o mais rico e variado ecossistema da Costa do Sol Poente cearense, com 20 km de litoral, delineado por belíssimas praias, que vão desde os pesqueiros da foz do rio São Gonçalo (Siupé), passando por dunas, enseadas de mar calmo e arrecifes com piscinas naturais, até os manguezais da foz do rio Curu.

Famosa pelo seu carnaval, hoje adota uma postura mais familiar, com marchinhas e bandinhas à moda antiga. A sua praça foi reinaugurada em fevereiro de 2006, com uma estrutura totalmente inovadora, deixando a praça da igreja com uma exuberância ímpar. Em suas dunas, é comum ver dezenas de garotos praticando o sandboard ou surfe na areia.

O acesso ao Paracuru é por estradas que estão em boas condições. Pode-se ir pela BR-222, pela CE-341 ou pela CE-085, mais conhecida como rodovia Estruturante ou, como a maioria dos cearenses prefere chamá-la, Estrada do Sol Poente, que foi recentemente restaurada e é toda sinalizada. No Terminal Rodoviário João Thomé, em Fortaleza, há saídas de ônibus a cada 1h.

O Maresia Surf International Paracuru WQS 2010 é uma realização da Maresia em conjunto com Classic Promoções, FCS - Federação Cearense de Surf e TOP 16 Promoções. Os co-patrocinadores são Governo do Estado do Ceará - Secretária do Esporte e Prefeitura de Paracuru - Secretária Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente. Os divulgadores são rádio Fortal 91,3 FM, revistas Fluir, Beach Show, Wave Wind e portais Waves, Cearasurf e EmfocoSurf.

Os apoiadores são a ASPA - Associação de Surf de Paracuru, Planeta Surf Board Shop, Jamaica Surf Shop, Sumatra Surf Co., Tent Beach, Tchuk Jhones Surf Street, Overboard, Mabuya, Paranoid, Surf Trip, Ecológica, Bali, New Look Surfwear, Bahamas Surf Shop, Ocean Drive Surfshop, Surfbeat Surf Shop, Desert Point, Oceanos BoardShop, Hawaii Surf Wear, Big Surf, Drop Line Sport Radicais, Litoral 655, Pipeline, 200 Milhas, Point Radical Surf Street, Aldeia dos Ventos e Reggae Club.

Roberto Pierantoni - MTb.: 18.194

 

--> Inclua seu comentário <--


 


COMENTÁRIOS