Outras Notícias

Veja os Comentários


02/03/2010-08:49:08
Master Ceará
 

Texto George W. Noronha / Assessoria de Imprensa


Ao som de clássicos do surf music, a I Etapa do GREENISH Surf Master coroou o veterano do surf cearense, Hermano Frota, como o primeiro grande Campeão da sua principal categoria.

Em uma final emocionante que relembrou antigas disputas dos primeiros campeonatos de surf cearense, Fernandes Filho, mais conhecido como Zorrinho, enfrentou seu amigo Hermano Frota e juntos protagonizaram um verdadeiro duelo de ‘dinossauros’ do surf.

Categoria mais importante do evento, a Veteran foi criada para acomodar apenas atletas com mais de 45 anos de surf e fez muita gente reviver boas lembranças do passado nas ondas da Praia do Futuro. E os atletas fizeram bonito, mostrando que a energia e a empolgação pelo esporte continuam as mesmas de 20 anos atrás.

Além da Veteran, as outras categorias também deram show nas boas ondas que rolaram na Praia do Futuro durante os dois dias do evento.

Na Grand Master, quem comemorou no lugar mais alto do pódio foi André Bené. Ele apresentou um surf consistente e demonstrou excelente condicionamento físico para ficar com o bonito troféu e deixar em segundo, Raul Carvalho.

Na final da Master Senior mais um show de surf. Marcelo Telim e Leopoldo Alberto protagonizaram uma das baterias mais disputadas do evento com direito a viradas e disputas até os últimos segundos. Melhor para Telim que conseguiu impressionar os juízes com um surf moderno e forte faturando a categoria.

Mas o evento não limitou-se apenas às performances dos veteranos do surf cearense. As meninas também tiveram seu espaço e não decepcionaram. No final, quem comemorou a vitória foi Rafaela Bahia, local da Praia do Futuro que já vem consolidando sua história no surf cearense a mais de 10 anos, trazendo em segundo Thalita Pinheiro.

Duas categorias foram contempladas a título de apresentação. Tendo seu primeiro evento oficial no Ceará, a categoria Stand up Paddle trouxe para as ondas do Futuro toda a essência ancestral do surf. Introduzido no Brasil em 1938 por Osmar Gonçalves, o primeiro SUP a enfrentar as ondas brasileiras tinha 4m de tamanho e mais de 80kg de peso. Hoje, o esporte está em franca expansão e é a mais nova febre entre os surfistas cearenses. O grande vencedor foi Adriano Melo, entrando para a história como o primeiro Supista a vencer uma competição oficial no Ceará. Em segundo ficou Alex.

Mas a categoria que roubou a cena foi a Pais e Filhos. Apesar de ter a conotação apenas de apresentação, as disputas agitaram as areias da PF e deram um brilho a mais ao evento. A experiência vivida pelos pais e seus filhos interagindo juntos com o surf, talvez tenha sido o momento mais especial da competição, provando que o surf é muito mais que um esporte: é um estilo de vida que contagia todos que o experimentem.

Finalizando as disputas, Raimundo Bernardo, mais conhecido como PENA, levou a Expression Session, mostrando que mesmo na casa dos 50 anos, ainda tem muito surf no pé.

O primeiro evento local de 2010 dificilmente poderia ter tido um sucesso maior. Durante esses dois dias, o que se pôde observar foi uma verdadeira reunião de amigos, onde os protagonistas deram uma verdadeira lição de fraternidade esportiva. Nesse final de semana, pudemos entender verdadeiramente por que o surf é considerado o esporte dos reis. O espírito do soul surf preencheu todos os espaços da Praia do Futuro com as lendas do passado e, os maiores ganhadores foram os que tiveram a oportunidade de comparecer à praia e conhecer um pouco mais sobre essa rica história que, praticamente, sobrevive apenas na memória dos pioneiros que a escreveram.

Esse movimento está apenas começando. A próxima etapa será na Taíba dias 04,05 06 de abril de 2010. Compareça e prestigie a fantástica história do surf cearense.


Resultados

VETERAN – Acima de 45 anos;

1º - Hermano Frota
2º - Fernandes Filho - Zorrinho
3º - Odalto Castro
3º - Raul Carvalho

GRAND MASTER – Acima de 40 anos;

1º - André Bené
2º - Raul Carvalho
3º - Raimundo Cavalcante
3º - Fernandes Filho-Zorrinho

MASTER SENIOR – Acima de 35 anos;

1º - Marcelo Telim
2º - Leopoldo Alberto
3º - Sérgio Cavalcante
3º - Sérgio Ricardo

FEMININO – Acima de 26 anos

1º - Rafaela Bahia
2º - Thalita Pinheiro
3º - Roberta
3º - Regina Ferreira

STAND UP PADDLE – Livre

1º - Adriano Melo
2º - Alex

*PAIS E FILHOS – Livre

1º - Petrônio Tavares e Timur
2º - Jojó e Jojozinho

*EXPRESSION MASTER ESPECIAL

1º Raimundo Bernardo (Pena)
2º Marcelo Bibita / Hugel


A I Etapa do GREENISH Surf Master foi apresentada pela Associação de Surf Master do Ceará e contou com os patrocínios de GREENISH e do Governo do Estado do Ceará. Apoio: Lojas SURFBEAT, DIAS, KEAHANA, D’COFIBRAS E FEDERAÇÃO CEARENSE DE SURF. A divulgação fica por conta da Revista WAVE WIND e dos sites cearasurf.com.br, emfocosurf.com.br e surfguru.com.br . Realização: Associação de Surf Master do Ceará e Atitude Eventos.
 

--> Inclua seu comentário <--


 


COMENTÁRIOS