Outras Notícias

Veja os Comentários


02/03/2010-13:20:15
Ceará
 

Texto: Vanessa Vasconcelos e Jocildo Andrade
Foto: Jocildo Andrade

Disputas finais da Primeira Etapa

Categoria Estudante
Uma das baterias mais disputas do evento. Marcio Rodrigues e Jhone Fran alternavam-se na liderança a cada onda surfada. Marcio Rodrigues, atual campeão, abriu bem a bateria e em uma onda que lhe proporcionou uma seqüência de manobras arrancou dos juizes 6.17. Em seguida Jhone Fran, atleta Cilindro, manobra forte e no critério para cravar 8.33 que somados a sua primeira nota (5.0) lhe garantiu a vitória, deixando Márcio que precisava 7 pontos e conseguiu 6.23 na segunda colocação. Luca Sanders, atleta Surf Brasil que também pegou boas ondas e Jannifer de Sousa que fez sua primeira final na categoria, ficaram com a terceira e quarta colocações respectivamente.


Iniciante
Entre os iniciantes, o pequeno na idade, mas grande no nível de surf, Rafael Tigrão, atleta local da Praia da Taiba, mandou muito bem somando 5.50 e 4.50 para garantir a vitória muito disputada contra Jannifer de Sousa (4.17 e 4.67) atleta local de bastante talento que abriu bem 2010 fazendo duas finais. Patrick Cacau também competidor local sempre presente às finais que somou 6.27 foi o terceiro na disputa, enquanto Jackson com 4.80 foi o quarto.



Mirim
Jhone Fran pegou uma onda da série e soube aproveitá-la muito bem, surfou no critério fazendo 8.73, a melhor nota do evento, carimbando sua segunda vitória na competição. Luca Sanders somou 4.83 e 5.40 em sua melhor para garantir a vice colocação na etapa. Vagner de Sousa mesmo cometendo interferência foi o terceiro colocado deixando Wemerson de Sousa em quarto.


Fraldinha
Bateria muito disputada entre os locais Thiago Eduardo e Luis Felipe, João Vitor, atleta local da Leste-Oeste aluno da Escolinha de Surf Moura Brasil e Cauã Costa de apenas 5 anos atleta local da Praia do Icaraí. Os fraldinhas alternavam-se nas colocações dando show de surf. As classificações foram definidas por pequenos escores. Melhor para Thiago Eduardo que somando 3.87 foi o campeão. Já João Vitor com 3.63 foi o vice. Em terceiro ficou Luis Felipe (3.40) e com o troféu de quarto colocado ficou Cauã Costa (3.17).


“Estou feliz com o resultado, agradeço Escola de Surf Moura Brasil que nos ensina muitas coisas boas para a vida e também técnicas de surf”, diz João Vitor Santos, vice-campeão da etapa.


Feminino
As irmãs Yanka e Larissa dos Santos dominaram a bateria final não dando chances a suas adversárias Mayra Oliveira e Yanca Costa. Yanka dos Santos pegou as boas e manobrou forte para garantir a vitória sobre Larissa, grande promessa do surf feminino no Ceará. A local Mayra Oliveira ficou em terceiro na briga e Yanca Costa local da Praia do Icaraí que na semifinal surfou muito bem não se encontrou na bateria, cometeu interferência e ficou em quarto na primeira etapa do Circuito Vook Swell Paracuru de Surf Amador 2010.


“Estou muito feliz com o resultado, treino forte todos os dias com meu pai e minha irmã, minha mãe fica na torcida fora d`água. Só tenho que agradecer a Deus. Vou dar o meu máximo para ser campeã cearense na minha categoria que é a iniciante, também vou correr a categoria feminino open e buscar resultados no circuito nordestino. Gostaria de agradecer ao Meu Pai Flávio Sukita ao Dallas Grill e ao PH que vem me dando uma força”, declara a campeã Yanca dos Santos.


Senior
Um grande duelo entre Rocha Filho e Flávio Sukita que abriu a disputa com uma onda que lhe rendeu 5.17, sendo esta a melhor da bateria. Rocha Filho também encontrou boas ondas e permaneceu na liderança por bastante tempo ainda consegui trocar nota em sua quarta e quinta onda aumentando ainda mais a vantagem, porém Sukita, embalado pela torcida da família na praia, em sua última onda fez 4.57 escore necessário para garantir o título. Em terceiro ficou Luciano Cavalcante e em quarto Gilvan Lima.

Junior
Leste-Oeste “X” Paracuru. Melhor para Thomas Demétrio que deu show de surf e liderou a bateria do início ao fim, levando o título para a Praia da Leste-Oeste. Thomas abriu a bateria com uma onda que lhe rendeu 4.83 e logo em seguida pegou uma da série onde mandou um rasgadão, linkou com um floater e encaixou mais uma rasgada forte finalizando no inside, que lhe rendeu 6.17 e totalizando 11 pontos sagrou-se campeão. Deixando Vagner de Sousa que precisava de 8.30 para virar com a segunda colocação. Marcio Rodrigues e Jhone Fran sentiram o peso de várias baterias disputadas durante o evento e não conseguiram o resultado esperado, foram terceiro e quarto colocados respectivamente.


“Estou feliz com esta vitória, é muito bom fazer final com excelentes atletas locais e com o Vagner de Sousa que também é atleta da leste e nós treinamos juntos. Sou muito Grato a Deus que me deu esta vitória mesmo tendo me machucado na bateria da Open, também estou muito feliz por minha família estar presente e sempre me apoiando. Gostaria de agradecer a Chiclete Trunk e a Rio Doce que faz minhas pranchas e parabenizar o site cearasurf pela cobertura do evento”, declara Thomas Demetrio atleta de muito talento e excelente preparo que foi campeão cearense na categoria junior e vice campeão nordestino nas categorias mirim e junior no ano de 2009 e atualmente encontra-se sem patrocinador principal.


Open
Show do atleta local Juvemar Silva que mostrou conhecer muito bem as direitas do Ronco do Mar e somou 15.24, maior somatória do evento, para garantir vitória sobre o atleta representante da Praia do Icaraí Icaro Lopes que em sua última onda fez 5.83 e garantiu a segunda colocação na etapa.
O atual campeão nordestino iniciante Jhone Fran em sua quarta final na competição somou 8.10 e foi terceiro colocado, deixando Gutembergue Silva com a quarta colocação.

É importante ressaltar o excelente trabalho feito pela comissão técnica que nesta etapa foi composta por Armando Júnior, Demétrio Santos, Márcio Santos, Valto e Pedro Viana na direção técnica da prova. Nesta etapa foram julgadas uma média de 1500 ondas em aproximadamente 60 baterias com percentual zero de contestações de resultados, o que garante ao evento um excelente nível técnico de julgamento.

Resultados da Primeira Etapa do Circuito Vook Swell Paracuru de Surf Amador 2010:

Estudante
1 - Jhone Fran – 13.33
2 - Marcio Rodrigues – 12.40
3 - Luca Sanders – 7.83
4 - Jannifer de Sousa – 6.13

Iniciante
1 - Rafael Tigrão – 10.00
2 – Jannifer de Sousa – 8.84
3 – Patrick Cacau – 6.27
4 – Jackson – 4.80

Mirim
1 – Jhone Fran – 12.73
2 – Luca Sanders – 10.23
3 – Vagner de Sousa – 7.03
4 – Wemerson de Sousa – 5.27

Fraldinha
1 – Thiago Eduardo – 3.87
2 – João Vitor – 3.64
3 – Luis Felipe – 3.40
4 – Cauã Costa – 3.17

Feminino
1 – Yanka dos Santos – 6.53
2 – Larissa dos Santos – 5.70
3 – Mayra Oliveira – 4.27
4 – Yanca Costa – 2.62

Senior
1 – Flávio Sukita – 9.74
2 – Rocha Filho – 9.10
3 – Luciano Cavalcante – 6.70
4 – Gilvan Lima – 6.23

Junior
1 – Thomas Demetrio – 11.00
2 – Vagner de Sousa – 7.68
3 – Márcio Rodrigues – 7.46
4 – Jhone Fran – 5.17

Open
1 – Juvemar Silva – 15.34
2 – Icaro Lopes – 9.73
3 – Jhone Fran – 8.10
4 – Gutembergue – 6.00




O Circuito Vook Swell Paracuru de Surf Amador 2010 conta com o patrocínio da Vook e Swell a Marca das grandes ondas. Apoio da Prefeitura Municipal de Paracuru, Restaurante Pirata de Paracuru, Frigorífico Sidney, Mercadinho Flor do Mar, Pousada Gaivota, Pousada Sol e Lua, Pranchas Wally, Pranchas Valverde, Shark Games, Fortaleza Informática. A divulgação é do site www.cearasurf.com.br – Orgulho de Ser Nordestino.

O evento é homologado pela Federação Cearense de Surf e realizado pela ASPA – Associação de Surf de Paracuru.




 

--> Inclua seu comentário <--


 


COMENTÁRIOS