Outras Notícias

Veja os Comentários


20/07/2010-10:55:36
PENA
 

Texto: Chico Padilha

Etapa paraibana do Pena Surf Nordeste volta a reunir melhores no Mar do Macaco em Cabedelo

Com apenas duas de cinco etapas já realizadas, e 3000 pontos por disputar, o Pena Surf Nordeste, chegando na Paraíba, vai esquentar o circuito e o Mar do Macaco, Praia de Intermares, Cabedelo, a partir dessa sexta-feira, 23, em que a tradicional etapa paraibana tem início valendo não só para o ranking nordestino do surf de base mas também iguais 1000 pontos para o ranking da Federação Paraibana de Surf (PBSurf).

“Local” líder
Atual campeão Júnior(Sub-18) da Paraíba, José Francisco Fininho, é de Cabedelo e como surfista ”local” (NR. Aquele que treina constantemente na praia e domina sua onda) tem a missão de ampliar sua liderança na Mirim (Sub-16), na qual detém 1620 pontos na soma de dois terceiros lugares.

Entre os adversários pelo título 2009 a maior ameaça é do Ceará, Johne Fran, que também foi as duas finais como Fininho e em ambas ficou em quarto lugar, e assim dependendo a exemplo do líder apenas de si para ser o campeão do circuito enquanto o potiguar Ítalo Ferreira, por ter suspensão a cumprir, pode chegar no máximo aos mesmos 3000 pontos que líder e vice podem somar.
Vindo de segundo vice título consecutivo na Mirim e de vitória Júnior na etapa dois do Brasileiro, Ítalo tem um retrospecto melhor ainda na etapa Pena Surf Nordeste na Paraíba, pois ano passado venceu nela tanto a Sub-16 quanto a Sub-18, esta que na atual temporada vem sendo dominada por Diego Mendes, cearense que soma na Júnior os 2000 pontos possíveis depois da abertura no Ceará e da Semana Santa de muito surf em Parnaíba, no Piauí, de onde saíram invictos também o potiguar Emanoel de Sousa na Senior e o pernambucano Reginaldo Nascimento, nos pranchões da Longboard.

Empate na Iniciante e Estados
1900 pontos, acumulam as seleções potiguar e cearense, e cinco outros líderes, o da Open (sem limite de idade), José “Didôca” Wilson, Raimundo “Pena” Bernardo, primeiro da Veteran, Flávio Sukita, estreante da Master, e os norteriograndenses pontas da Iniciantes (Sub-14) Lucas Pires, de Natal, e o formosense Jackson Rodrigues, que terá à quinta e última etapa do Pena Surf Nordeste em sua cidade, Baia Formosa, onde também é surfista local e anfitrião elogiado Alan Johnes, atual líder da elite do surf nacional.

Surf feminino
A ponta Open Feminina nordestina tem a margem mais sensível, menos de 30 pontos entre a cearense, atual campeã e líder Naiara Silva e a vice Estefany Freitas, que chega invicta do Brasileiro para tentar vencer, como fez a conterrânea que tomou a ponta da alagoana Lívia Guimarães, entre primeiros a única ausência no Piauí.

Para Lívia, a exceção da liderança provisória nada está perdido, podendo vir a somar máximos 4000 pontos no ranking final onde há o descarte da menor entre cinco pontuações.

Lívia deve prestigiar as próximas etapas em busca de vencer como fez na abertura, vitórias também estão nos planos da atual terceira Gabriela Silveira, potiguar, e das irmãs Larissa e Yanka Santos, quarta e quinta no Pena Surf Nordeste e filhas do líder Master Flavio Sukita.

Surfando atrás
Adoentado na ocasião, quem descartou ao Pena Surf Nordeste no Piauí foi o paraibano novo líder da Iniciantes nacional Elivelton Santos.

Elivelton vai surfar atrás de sair do prejuízo de não ter a segunda etapa após largar em terceiro na abertura do Pena Surf Nordeste, no qual em Cabedelo venceu ano passado à mesma Iniciantes, cujos lideres são justamente os que lhe superaram na abertura 2010 em alinhadas ondas da cearense Paracuru.

Open, domínio do Futuro
São surfistas da Praia do Futuro, em Fortaleza, o vencedor Open da abertura Glauciano Rodrigues, o campeão da etapa seguinte e novo líder José Wilson, e seu vice Arthur Silva.
É “local da PF” também o competitivo e experiente líder Open do Brasileiro, Gutembergue Silva, um dos que vão iniciar a busca dos 3000 pontos restantes para somar com metade dos 1062 que acumula no Pena surf Nordeste após dois sétimos lugares.

O Júnior Thomas Demétrio, quarto na Open, é o melhor entre os que buscam injetar “sangue novo“ nesta disputa que vale moto a exemplo da Sub-18, onde Diego Mendes lidera comandando a nova geração da “leste-Oeste” praia da capital do Ceará de onde, além de Thomas, também é o experiente tricampeão cearense profissional Edvan Silva e o atual líder da elite estadual cearense Isaias Silva.

O Pena Surf Nordeste na Paraíba,tem patrocínio Pena, Governo do Estado, Prefeitura de Cabedelo/Secretaria de Esporte e Turismo ,Rosas Modas, Local Surf Shop, Bar do Surfista, Sargaço Surfboards, Haco, Menegotti, Eberle, Starboards, Matesa, Filati, Teccel, Hotel e Flat Caju Intermares. Projeto Tartarugas Urbanas da Associação Guajirú e Restaurante Badionaldo.

Divulgação sites Waves, cearasurf, surfbahia e ondaspb, Semanário Moçada que Agita, Revista Wave wind e Beach Show, Mix FM. Realização ANS, Top 16 e PBSurf, com transmissão pelo site www.pena.com.br.
 
Iniciante
Líderes- Lucas Pires RN e Jackson Rodrigues RN 1900 pts
3º Rafael Venuto CE 1539 pts
4º Rafael Tigrão CE 1385 pts

Longboard (Pranchão)
Líder- Reginaldo Nascimento PE 2000 pts
Vice- Marcelo Bibita CE 1710 pts
3º Tássio Rocha BA 900 pts
4º Cardoso Júnior CE 810 pts

Mirim
Líder-José Francisco Fininho PB 1620 pts
Vice- Johne Fran CE 1458 pts
3º Saulo Barros CE 1431 pts
4º Carlos Rodrigues RN 1187 pts

Open Feminino
Líder Nayara Silva CE 1656 pts
Vice- Stefany Freitas CE 1629 pts
3ª Gabriela Silveira RN 1556 pts
4ª Larissa Santos CE 1539 pts

Senior
Líder Emanoel de Souza RN 2000 pts
Vice- Gilvan Lima CE 1539 pts
3º Alessandro Nogueira CE 1466 pts
4º Dalmo Meireles BA 1159 pts

Master
Líder Flávio Sukita CE 1900 pts
Vice Elias Lamas RN 1729 pts
3º Sergio Ricardo CE 1466 pts
4º Wagner Menezes CE 1385 pts
 
Veteran
Líder Pena CE 1900 pts
Vice Marcelo Bibita CE 1729 pts
3º Marco A. Léleu RN 1556 pts
4º Paulo R. Betão RN 1539 pts

Equipes
Líder-Rio Grande do Norte e Ceará 1900 pts
3º Bahia 1539 pts
4º Pernambuco 1341 pts
5º Paraíba 1312 pts
6º Piauí 1260 pts
7º Alagoas e Maranhão-592 pts
 

--> Inclua seu comentário <--


 


COMENTÁRIOS