Outras Notícias

Veja os Comentários


13/09/2010-10:33:26
Pena Amador
 

Texto: Chico Padilha
Foto: Rodrigo Mesquita

Aracajú, dias 18 E 19, capital para o Pena Surf Nordeste

Nordestino de Surf por categorias tem etapa inédita dias 18 e 19 na capital de Sergipe com sexta-feira 17 sendo apenas de treinos

 

 

 

 

A estréia de Sergipe no Pena Surf Nordeste, dias 18 e 19 próximos, na Praia do Havaizinho, Aracajú, será também a primeira vez de muitos surfistas de base do estado, eles que assim começarão, em casa, a se confrontar com nomes já consolidados da região, e do Brasil, já que a categoria Open Feminina trás a Estefany Freitas, 17, cearense líder do regional e nela já campeã nacional.

Após três de suas cinco etapas com Iniciante, Mirim, Júnior, Open Masculina e Feminina, Longboard, Máster, Sênior e Veteran, é justamente na Open Feminina reside o maior equilíbrio, em função do descarte de uma etapa, que todos almejam não ser a de Sergipe, onde Aracaju sedia, apenas no fim de semana, 18 e 19 de setembro, o importante evento, .

Além da líder, a sua conterrânea Naiara Silva, pode chegar aos mesmos 3900 pontos, em uma corrida na qual a quarta colocada, Gabriela Silveira, representante potiguar, pode chegar a 3629, seguida em chances pelas irmãs Larissa Santos, hoje a sua frente terceira, e Yanka Santos, a jovem quinta no ranking e em chances.

Alguns líderes podem chegar aos máximos 4000 pontos da temporada, mas só o norteriograndense Emanuel de Sousa, líder Sênior, o pode fazer já na etapa sergipana do Pena, e o que é melhor, um quinto lugar, mesmo o cearense vice Gilvan Lima vencendo, já lhe garante comemorar efusivamente ao título, que deve ser o último de Emanuel na categoria pelos próximos anos, já que o veterano surfista de Caiçara do Norte radicado em Natal confirmou em matéria televisiva se profissionalizar no próximo ano.

Na Open, que vale moto ao campeão 2010, o nono lugar recente passou a ser descarte do líder José Wilson, o Didôca, da capital do Ceará, estado também de Juvemar Silva, que em casa, Paracuru, largou em quinto lugar para apenas subir asegundo com a vitória na Paraíba, onde o atual bicampeão André Fagundes, de Natal, foi terceiro e entrou na disputa do título, do tri.

E são dois potiguares, quem mais tem chances na iniciantes, o líder Jackson Rodrigues, não está tranqüilo com 2900 pontos, pois Lucas Pires só depende de si, para no ranking final atingir 3900 pontos e desbancar o conterrâneo vindo de Baia Formosa, que venceu à primeira e terceira etapa e também pode garantir, vencendo, a passagem à Fernando de Noronha já em Sergipe.

Entre os que dependem apenas de si, Marcelo Bibita pode chegar aos máximos 4000 pontos, mas Raimundo Pena, também do Ceará, é ameaça real com descarte zero e quinto lugar, que se transforma em segundo no ranking de chances que a seguir o atual vice, Paulo Roberto, o Betão, e o também potiguar, Marco Aurélio, o Léleu, também integram, e que se fecha com Vladimir Lobo buscando levar o bi para a cearense Icaraí.

Na Máster, a estréia de Flávio Sukita foi vencendo no seu Ceará, mas na terceira etapa ele, o potiguar vice Elias Lamas, melhor no Piauí, e o atual campeão Sergio Ricardo, lucraram nada na vitória do franco atirador Liro Boy, da paraibana Baia da Traição, em um pódio de estreantes do quilate dos potiguares Joca Júnior e João Maria.

Na Mirim, a etapa da Paraíba, não foi lucro em casa para o líder José Francisco, o Fininho, e ainda colocou na briga o campeão e o vice, paraibano Elivelton Santos, e cearense Michael Rodrigues, embora permaneça como maior ameaça Johne Fran, que levou o título Iniciante 2009 para Paracuru, e almeja ser o cara que vai impedir Fininho de levar a conquista para o palco da etaá anterior, Cabedelo, Paraíba, ambos buscando trocar a regularidade de duas finais por uma ou duas vitórias na reta final.

Na Júnior, Sub-18 que a exemplo da sem limite de idade, Open, vale moto na temporada, um quinto lugar decide o título para Diego Mendes, mesmo com vitória do atual vice líder Carlos Rodrigues, potiguar, ou de Thomas Demétrio, terceiro do ranking e segundo em chances oriundo da mesma Praia da Leste-Oeste do fortalezense de 2900 pontos Diego Mendes, que na conta para não depender de ninguém precisa garantir em Aracaju a mesma quinta colocação do invicto e experiente Emanuel de Sousa na Senior, ambos de olho em ascender com títulos ao profissionalismo, categoria onde o atual melhor do Brasil é Messias Félix, de dois títulos da Júnior nas duas primeiras temporadas das atuais oito do Pena Surf Nordeste.

Outra disputa que promete acirrar ao Pena Surf Nordeste apresentado em Aracaju, Sergipe, pela loja Planet Music, será a disputa por seleções, onde o recente segundo lugar potiguar lhe fez se isolar na ponta que dividia com o primeiro líder Ceará, terceiro na vitória em casa da Paraíba.

Co-patrocinado pelo Governo do Estado de Sergipe e apresentado pela loja Planet Music, o Pena Surf Nordeste, entre 17 a 19 próximos, na Praia do Havaizinho, Aracajú, Sergipe, tem apoio Pipeline Surf Shop,Wellcon, World Lines, Haco, Menegotti, Eberle, Starboards, Matesa, Filati, blocos Teccel.

Divulgação sites Waves, cearasurf, surfbahia, e ondulação.com.br, blog surfse, Revistas Wave Wind e Beach Show, APLP FM. Realização ANS, Top 16 e FSS (Federação Sergipana de Surf), com transmissão pelo site www.pena.com.br.

Pena Surf Nordeste após 3 de 5 etapas que terão descarte ao final


Mirim
Líder José Francisco Fininho (PB) 2151 pontos

Iniciante
Líder Jackson Rodrigues(RN) 2900 pontos

Júnior
Líder Diego Mendes(CE*) 2900 pontos

Open Feminino
Líder 1 - Estefany Freitas(CE) 2629 pontos

Longboard
Líder Reginaldo Nascimento(PE*) 2710 pontos

Máster
Líder Flávio Sukita(CE*) 2629 pontos

Sênior
Líder Emanuel de Souza (RN*) 3000 pontos

Veteran
1Líder - Marcelo Bibita(CE) 2729 pontos

Open
Líder José Wilson (CE) 2330 pts

Equipes
Líder Rio Grande do Norte 2800 pontos

 

--> Inclua seu comentário <--


 


COMENTÁRIOS