Outras Notícias

Veja os Comentários


04/10/2010-19:12:39
Brasileiro
 

Texto: Chico Padilha

Billabong de Surf CBS define campeões em Santa Catarina

De quinta-feira a sábado Brasileiro de Surf por categorias se encerra na Praia do Centro, Balneário Camboriú, SC

 

 

O circuito de base nacional, é disputado em quatro etapas, e tem três categorias por idade, Iniciante (Sub-14), Mirim (Sub-16) e Júnior (Sub-18), esta com divisões masculina e feminina, a exemplo da Open, única sem limite de idade.

Em 2010, pela primeira vez assinado pela conceituada marca mundial com forte presença no surf nacional, Billabong, , o circuito da Confederação Brasileira de Surf (CBS), vai ter sua última etapa de 7 a 9 próximos definindo na Praia do Centro, Balneário Camboriú, Santa Catarina, aos últimos três de sete campeões, um deles o dono da vaga aos Jogos Mundiais de Surf que o melhor Open vai garantir.

Vaga Open aberta
Na disputa do título e da vaga Open, Gutembergue Silva e Glauciano Rodrigues, ambos cearenses, são favoritíssimos, Gutembergue tem primeiro e segundo lugar nas duas primeiras de três provas anteriores, Glauciano cresceu na temporada com terceiro lugar na segunda etapa e segundo na terceira, o que lhe fez vice líder em uma listagem com o carioca Filipe Braz, terceiro, o capixaba Rafael Teixeira, quarto, e o paraibano Samuel Igo, sexto, possuem chances menores de ir aos Jogos Mundiais de Surf no Peru, onde a seleção brasileira tem, graças a título 2010 antecipado, o paulista Filipe Toledo, campeão brasileiro Júnior, e a cearense Estefany Freitas, precoce melhor da Open nacional entre mulheres.

Júnior e Mirim
Estefany também é a principal adversária da líder da Júnior Feminina, Bárbara Segatto, do Espírito Santo, de duas recentes vitórias Sub-18 na CBS, mesmo número de primeiro lugares da já campeão Open e candidata ao Júnior Feminino do Brasil.

Na Mirim, o paulista Deivid Silva, tem também duas vitórias, e na reta final quem mais cresceu na busca de lhe superar foi o campeão da etapa três Lucas Silveira, do Rio de Janeiro, sendo que o potiguar ítalo Ferreira, por duas vezes vice de Deivid, Filipe Toledo, detendo dois terceiros, e Michael Rodrigues, cearense com duas finais, estão na disputa para se despedir da categoria com o título geral, enquanto Elivelton Santos, o melhor Sub-14 antecipado, busca subir no ranking Sub-16 e entrar na disputa de vaga Mirim ao Mundial Júnior do ano que vem, cujas duas primeiras etapas devem ser até abril.

Na Júnior, ser vice do campeão Felipe Toledo é possível a meia dúzia de nomes, em especial para o atual segundo, Matheus Navarro, da anfitriã Santa Catarina.

Peso para vaga
O fato da colocação final desta temporada somar até 1000 pontos rumo ao Mundial Júnior 2011, faz um número ainda maior de atletas quererem terminar bem colocado o Billabong Brasileiro CBS, pois a próxima edição com Sub 16 e Sub 18 entre nações, será realizado pela Internacional Surfing Association (ISA) já em abril de 2011, e também no vizinho Perú.

Este ano, a Confederação Brasileira de Surf (CBS) definiu e divulgou com antecedência ideal ao critério para três duplas irem ao Mundial Júnior 2011, através da posição final desta temporada mais os de previstas duas primeiras provas até abril.

Esta definição foi positiva a todos, Lucas Silveira, por exemplo, investiu em ida antecipada para treinos na terceira e inédita etapa da CBS na Paraíba, vencida entre Mirins justamente por ele, nova ameaça ao título do líder Deivid Silva.

Outra disputa que promete empolgar será entre seleções nas baterias da decisiva e antecipada final do Brasileiro CBS em Santa Catarina.

Simpósio
Todas as seleções presentes e em dia com a CBS, terão direito aos primeiros pontos se presentes ao Simpósio da noite de quarta-feira, quando então os demais integrantes da seleção ao próximo Jogos Mundiais de Surf, no Peru, devem ser anunciados, podendo estar na platéia Fábio Silva e Fábio Gouveia, veteranos que moram na capital Florianópolis e são os únicos do Brasil, entre homens, com coroa Open em torneio da ISA, ambos que somaram no título mundial por seleções conquistado em 2000 no Brasil.

Aliás, a Paraíba, de Fábio Gouveia, e o Ceará, de Fábio Silva, ocupam respectivamente o segundo e o terceiro lugar no ranking de seleções após a terceira etapa, coadjuvando a já campeã São Paulo, que pode fazer a diferença para definir a vice campeã brasileira, de reais chances para Santa Catarina, favorita em casa e dona de quatro títulos nacionais na década que termina com São Paulo tricampeã consecutiva.

A CBS confirmou mais uma vez a transmissão do Billabong Brasileiro de Surf através do seu site oficial,

www.cbsurf.org.br, onde estão também disponibilizados comunicados oficiais, o mais recente, de número 48, alerta às federações no tocante a quitação de eventuais pendências de anuidade para que possa o estado ter participação enquanto seleção.
 
 

--> Inclua seu comentário <--


 


COMENTÁRIOS