Outras Notícias

Veja os Comentários


17/03/2011-12:38:15
Brasileiro
 

Texto: Chico Padilha

Abertura Billabong Brasileiro de Surf CBS

CBS terá Praia do Futuro abrindo ao Billabong Brasileiro em Fortaleza

De 08 a 10 de Abril foi garantida parceria vantajosa para às seleções estaduais em dois hotéis do grupo Ariaú

 

 

 

A Praia do Futuro, em Fortaleza, Ceará, é a mais constante do surf no ensolarado estado, e também tradicional palco de grandes eventos, razão pela qual foi escolhida pela Confederação Brasileira de Surf (CBS) para sediar à etapa inaugural do Billabong Brasileiro de Surf nos próximos dias 08, 09 e 10 de Abril.

A prova apontará os primeiros líderes da temporada 2011 da CBS em seis categorias, Open masculina e Feminina, Júnior Masculina e Feminina, Mirim e Iniciante.

Em três delas, as duas da Júnior mais a Mirim, o Billabong Brasileiro será duplamente importante, pois servirá para a CBS definir duplas que vão integrar a seleção brasileira no Mundial Júnior, onde além da Sub-18 existe também a Sub-16, no Brasil disputada com o nome Mirim, pequeno em tupi.

O cearense Rafael Venuto é uma das grandes esperanças do anfitrião na busca do título na categoria mais jovem do circuito a Iniciante, que tem limite em quatorze anos e a confirmada participação de nomes como o paulista Vitor Bernardo, vice em 2010, ao se destacar em diferente condições de ondas no Espírito Santo e na Paraíba, terra de Elivelton Santos, campeão Sub-14 que passou a ser Mirim.

Campeões

Nas outras categorias com idades limitadas, as três que terão disputas no Mundial em maio, todos os atuais campeões poderão buscar ao bicampeonato da CBS através do Billabong Brasileiro, a dupla paulista Deivid Silva, na Mirim, e Filipe Toledo, na Júnior, e a capixaba Bárbara Segatto, na versão feminina da Sub-18.

Outra atleta campeã vai largar em casa em busca do Bi, Estefani Freitas, cearense que ano passado venceu a temporada na disputa feminina sem limite de idade, a Open, e este ano também permanece disputando a Júnior, da qual foi duplamente a primeira líder ao vencer tudo na abertura em ondas baianas.

A disputa Open no Ceará também se reveste de grande importância, pois na virada do semestre o Panamá recebe aos Jogos Mundiais de Surf e os líderes e vice Open, após duas etapas, estarão no torneio que também levará dois surfistas convidados no Longboard, categoria na qual ano passado o Brasil venceu com Rodrigo Sphaier neste torneio, enquanto no Mundial Júnior, o título da International Surfing Association (ISA)foi do paulista Gabriel Medina, no início do ano passado na Nova Zelândia.

Seleções

A disputa entre seleções promete ser acirrada, a hegemonia paulista já dura três temporadas, mas o anfitrião Ceará quer ingressar na galeria que, dos estados da região nordeste, no terceiro milênio entraram a Bahia (2006) e o Rio Grande do Norte (2007), enquanto o melhor colocado nordestino ano passado foi a Paraíba, com terceiro lugar na vitória de São Paulo coadjuvada por Santa Catarina. A seleção catarinense, desde 2001 amealhou quatro vitórias e não quer ver igualado o seu recorde do século vinte e um pelos paulistas, aos quais pretende voltar a superar contando a Fecasurf, a frente Fred Leite, com nomes fortes a exemplo de Matheus Navarro e Alcides Lopes.

O Rio de Janeiro vai ao Ceará com presidente novo mas de presença ativa há muitos anos, Abílio Fernandes assumiu o cargo máximo do surf em seu estado e como presidente da Feserj almeja novos títulos na CBS, que este ano encerrará sua temporada com quarta etapa no mais emblemático palco fluminense do surf brasileiro, Saquarema, o “Maracanã do Surfe”, onde podem garantir títulos seus destaques Matheus Faria, Lucas Silveira, Daniel Gonçalves e Isabela Lima, entre outros.

O Espírito Santo mantém sua constante renovação, e nomes como Johnny Botelho e a campeã Bárbara Segatto são presenças aguardadas no Ceará ao lado de outros atletas em cujo trabalho confia o presidente capixaba Nelson Ferreira, nome vitorioso como atleta do estado que tem Kristian Kimmerson, o capixaba mais recente (2009) vencedor na Open da Confederação e que a seguir venceu outros torneios.

Hospedagem

A CBS, a frente Adalvo Argolo, e a Federação Cearense de Surf, presidida por Romero Jucah sendo vice Amélio Júnior, confirmaram como as melhores opções de hospedagem o Hotel Marbello Ariaú e a Pousada Bellomar Ariaú, que possuem categoria e preços distintos além da qualidade e chancela do Grupo Ariaú, do qual também faz parte exótico hotel em plena floresta amazônica.

O Billabong Brasileiro de Surf, com Nixon, Vonzipper, Dakine e Xcel é o circuito oficial da Confederação Brasileira de Surf (CBS), em sua etapa inaugural 2011 tendo parceria com a Federação Cearense de Surf (FCS), patrocínio Governo do Estado do Ceará e apoio Prefeitura de Fortaleza, Marbello Ariaú e Bellomar Ariaú, sendo a transmissão pelo site www.cbsurf.org.br.
 

--> Inclua seu comentário <--


 


COMENTÁRIOS