Outras Notícias

Veja os Comentários


25/10/2003-14:38:44
Super Surf
 

Um verdadeiro confronto entre Rio de Janeiro (RJ) e Ubatuba (SP) vai definir o campeão brasileiro do SuperSurf 2003. O carioca Leonardo Neves fez a parte dele, derrotou o alagoano Tânio Barreto nas quartas-de-final e agora o único que ainda pode impedir o bicampeonato brasileiro do surfista que mora em Saquarema é o paulista Renato Galvão (foto). Porém, para garantir o segundo título consecutivo do SuperSurf 2003, Léo Neves só precisa passar pelo também ubatubense Odirlei Coutinho na primeira semifinal. Já para Renato Galvão, que vai enfrentar o carioca Anselmo Correia na outra semi, só interessa a vitória na etapa final da temporada, que será encerrada por volta das 12 horas deste domingo na Praia de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos (RJ). Depois de alguns dias nublados e com chuva, o sábado foi de Sol, praia lotada e boas ondas de 1 metro de altura no "Maracanã" do surfe.
O penúltimo dia do SuperSurf de Saquarema foi iniciado com as quatro baterias restantes das oitavas-de-final.O algoz do tricampeão brasileiro Peterson Rosa, o cearense Heitor Alves, acabou barrado pelo carioca Anselmo Correia, que ainda tinha chances de conquistar o título brasileiro.

Depois, Beto Fernandes (SP) passou por Dunga Neto (CE) e Renato Galvão registrou a maior pontuação das oitavas - 15,17 pontos - em sua vitória sobre Wilson Nora (BA). Na última, Wagner Pupo (SP) despachou Andreas Eduardo (SC) e na seqüência começaram as decisivas quartas-de-final.

No primeiro confronto, Odirlei Coutinho fez a melhor apresentação do dia ao totalizar 15,33 pontos para derrotar o carioca Yuri Sodré por apenas 1 ponto de diferença. Aí veio a bateria mais esperada pelo enorme público que já lotava as areias de Itaúna, com Leonardo Neves e Tânio Barreto reeditando a grande final da primeira edição do SuperSurf em Saquarema em 2001. Repetindo o resultado, Léo Neves venceu de novo, mas a disputa foi acirrada.

"Eu fiquei bastante nervoso na bateria, mas na hora da pressão, quando eu precisava tirar uma boa nota, forcei na primeira manobra, os juizes valorizaram e a disputa continua", falou Leonardo Neves, que quer buscar uma vitória em Saquarema para festejar no alto do pódio a conquista de uma Volkswagen Parati Cross-Over e uma terceira Volkswagen Saveiro SuperSurf, o carro oficial do Circuito Brasileiro de Surf Profissional. A primeira veio com o título brasileiro em 2002 e a segunda ele levou com a vitória na etapa do SuperSurf em Ubatuba (SP). "O que eu realmente quero é chegar na final, porque assim eu garanto o título e vencer a etapa seria a glória máxima", afirmou Léo Neves.

Na disputa seguinte, uma pequena diferença definiu a vitória de Anselmo Correia sobre o paulista Beto Fernandes por 14,56 x 14,16 pontos. E na última bateria masculina do dia, Renato Galvão passou pelo também paulista Wagner Pupo, um dos mais experientes surfistas do Brasil. "Glória a Deus que eu ainda estou na briga, porque se eu tivesse perdido ele já era campeão", disse o surfista-de-Cristo Renato Galvão, que está estreando na elite nacional do SuperSurf.

"Minha meta era entrar no SuperSurf, que eu consegui no ano passado. Agora, é o meu primeiro ano e minha meta era passar cada bateria e estou fazendo o meu trabalho, mas acredito que está sendo bem melhor do que eu esperava. Eu só tenho que agradecer ao Senhor, pois a gente não é nada sem Ele", falou Galvão, que venceu a etapa do SuperSurf de Torres (RS) e lidera o ranking da divisão de acesso do Circuito Brasileiro, o ABRASP Super Trials.

O SuperSurf 2003 é uma realização do Grupo Abril e ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional) e tem como patrocinadores a Vokswagen Saveiro SuperSurf e TIM, co-patrocínio da Garnier Fructis e apoio da Wagon, Hot Water e Revista Hardcore. Esta última etapa ainda conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Saquarema, Rádio Cidade FM, Organização dos Surfistas Profissionais do Rio de Janeiro (OSP/RJ) e Associação de Surf de Saquarema. Cobertura online pelo site oficial da ABRASP - www.abrasp.com.br

SUPERSURF 2003
CRONOGRAMA DO DOMINGO (dia 26)

09:00 às 10:00 hs - Semifinais femininas
1)- Tita Tavares (CE) x Alessandra Vieira (RJ)
2)- Andréa Lopes (RJ) x Cláudia Gonçalves (SP)

10:00 às 11:00 hs - Semifinais masculinas
1)- Leonardo Neves (RJ) x Odirlei Coutinho (SP)
2)- Renato Galvão (SP) x Anselmo Correia (RJ)

11:00 às 11:30 hs - Bateria especial de aéreos
11:30 às 12:00 hs - Grande Final Feminina
12:00 às 12:30 hs - Grande Final Masculina
12:30 hs - Festa da premiação no pódio
 

--> Inclua seu comentário <--


 


COMENTÁRIOS