Outras Notícias

Veja os Comentários


28/08/2011-20:10:59
Pena Surf Nordeste
 

Pena Surf Nordeste Pro - Tríplice Coroa.

Edvan Silva indomável em Itacaré

Cearense entra em cena na Tiririca e estraga a festa baiana

O bicampeão nordestino Edvan Silva caprichou no estilo e na radicalidade neste domingo, 28, na praia da Tiririca em Itacaré, capital baiana do surf, para levantar a taça de campeão da sétima etapa do Tour Nordestino 2011 o Pena Surf Nordeste Pro.

Nas primeiras baterias de hoje as condições não eram tão adequadas quanto às do primeiro dia da prova, o vento maral entrou e prejudicou a formação das valas. Já no início da tarde, apesar da insistência do vento, com a maré mais cheia o mar mostrou reação e as ondas que chegaram a quase 1 metro apresentaram séries mais estáveis. A escolha foi primordial, se deu melhor quem conseguiu a difícil conexão e finalização no inside ou aquele que garantiu uma nota alta logo no primeiro movimento.

O experiente atleta local da Praia da Leste-Oeste em Fortaleza Edvan Silva, que carrega na bagagem os títulos de bicampeão do circuito e tricampeão cearense, fez bonito na terra do axé e desbancou os donos da casa na grande final. Edvan surfou com maestria e saiu vitorioso de todos os confrontos que participou. Na grande final após tirar a melhor nota da bateria um 8.50 ficou em segundo precisando de uma onda que lhe rendesse 5.80 para ultrapassar Bruno Galini. Nos minutos finais, após várias tentativas, veio uma esquerda salvadora que ele não desperdiçou, apostou na variação das manobras e descolou um 5.93 para virar em cima do anfitrião e sair do mar direto para comemorar o lugar mais alto do pódio na Bahia.

O vice-campeão Bruno Galini, sempre muito concentrado e que quase não comete erros em suas manobras, mais uma vez deu o show de surf que os árbitros gostam de assistir. Chegou à final com traquilidade e confiança, nas duas melhores somou 6.93 e 7.67 e ficou na ponta até os minutos finais quando Edvan conseguiu trocar sua nota e superá-lo por uma diferença apertada. Com o resultado o ilheense ocupa a quinta posição no ranking do ANS e quarta na Tríplice Coroa.

O baiano voador Alandreson Martins, local do pico e vice-campeão na etapa de 2010, mostrou categoria de sobra, principalmente na semifinal quando mandou um aéreo muito radical, quase perfeito, que valeu nota 9,0, e seguiu aumentando a vantagem pata totalizar 15,73, segunda melhor média do dia. Na grande final somou notas não tão significativas quanto às de seus oponentes (4.50 e 6.83) e ficou com o terceiro posto do Pena Surf Nordeste Pro.

Alan Jhones campeão de 2009 e vice-brasileiro em 2010 mesmo machucado esbanjou estilo nos embates anteriores a final. Durante as quartas carimbou a melhor nota da prova (9,50) em um aéreo de backside insano e com alto grau de dificuldade, e neste mesmo combate foi o recordista de média do evento, conseguindo 17.50 dos 20 pontos possíveis. Na bateria decisiva o potiguar não encontrou as ondas certas e somou apenas notas fracas para ficar com a quarta colocação e trocar de posição no ranking com Edvan Silva. Após esta etapa Edvan é o líder do ANS Pro Tour e da Tríplice Coroa e Jhones o vice do ANS e terceiro da Tríplice.

Os cearenses Felipe Martins e Gutembergue Silva, que estreou este ano como profissional, deram adeus ao PSN Pro quando ficaram em terceiro nas semifinais. A dupla apresentou desempenho notável e finalizou o evento na quinta colocação mostrando um surf competição afiado.

Ulisses Meira e Bernardo Lopes também se despediram do evento na semi. Meira pegou as boas e soltou pancadas agressivas no crítico da onda para avançar, mas na penúltima fase não conseguiu reagir a seus adversários ficando em sétimo na Tiririca.

Bino, atual vice-campeão do circuito, não conseguiu repetir o feito do ano passado, quando além de vencer a competição também foi coroado Rei do Nordeste. O atleta integrante do robusto e preparado esquadrão baiano que passou por seus adversários nas rodadas anteriores com atuação invejável e sem ser incomodado não teve a mesma sorte na semifinal, pegou duas ondas fracas e acabou ficando com a sétima posição.

Jhon Max (RN) vencedor da etapa de abertura do circuito 2011 que até então liderava o ranking da Tríplice Coroa foi barrado nas oitavas-de-final, agora ele é o terceiro no Tour e detém o segundo melhor resultado nas etapas que valem a cobiçada passagem para o Havaí, ofertada ao Rei do Nordeste 2011.

O gigante do surf cearense Itim Silva que foi eliminado no round 3, decolou com requinte em um belo aéreo e faturou o prêmio de R$ 1. 000,00 no Pena Air Show.

Todos os resultados estão disponíveis no site www.pena.com.br.

O Pena Surf Nordeste Pro contou com os patrocínios da marca Pena, Prefeitura de Itacaré, Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Esporte e Juventude, ITI Instituto de Turismo de Itacaré, Villa de Ecoporan Hotel Charme SPA & eventos e Speed Gás – Revendedor Brasil gás.

Apoio: Subway, Café Brasil, Bivolt Drink Energy, Pousada Vila do Dengo, Aldeia do Mar Hotel Charme, Pousada Sítio Paraíso, Pousada Che Lagarto Hostels, Pousada Raísis, Pousada Tãnara, Pousada Estrela, Pousada Colalá, Locadora de Veículos Nininho Rent a Car, Intertel Net - Tecnologia e Soluções. Restaurantes Mistura Fina,Manga Rosa e Pizzaria Recanto das Artes.

Divulgação: Sites Waves, Cearasurf, Surfbahia e Surfguru, Itacare.com, Itacarenaonda.com, Itacare.ba.gov.br, revistas Fluir e Wave Wind, canais de TV ESPN e Woohoo e Itacaré FM.

Realização: ANS (Associação Nordestina de Surf), ASI (Associação de Surf de Itacaré), FBsurf (Federação baiana de Surf) e ABRASP.

Resultados da Etapa:

1º Edvan Silva – CE - 14.43pts
2º Bruno Galini – BA - 14.30pts
3º Alandreson Martins – BA - 11.33pts
4º Alan Jones – RN - 6.46pts
5º Felipe Martins – CE – 9.03pts
5º Gutembergue Silva – CE- 9.53pts
7º Ulisses Meira– PB – 8.70pts
7º Bino Lopes – BA – 8.93pts





Ranking após 7 Etapas:

1º Edvan Silva CE 7760
2º Alan Jones RN 7420
3º John Max RN 6360
4º Bino Lopes BA 6050
5º Bruno Galini BA 5740
6º Felipe Martins CE 5690
7º Antônio Eudes CE 5540
8º Gutemberg Silva CE 5260
9º Arthur Silva CE 5250
10º Michel Roque CE 5140
11º Isaias Silva CE 5130
12º César Aguiar PE 4930

Ranking Tríplice Coroa Pena
1° Edvan Silva CE – 3000pts
2º Jhon Max RN - 2800pts
3º Alan Jones RN - 2680pts
4º Bruno Galini - BA -2620pts
4º Bino Lopes - BA – 2570pts
6º Artur Silva CE - 2520 pts





Comunicando Surf – Assessoria de Comunicação / comunicandosurf@gmail.com
Jocildo Andrade – 85 9953-1008
Kelen Tostes – 85 8878-2811
Vanessa Vasconcelos – 85 9997-0417
 

--> Inclua seu comentário <--


 


COMENTÁRIOS