Outras Notícias

Veja os Comentários


05/09/2011-08:08:50
Universitário
 

Com excelentes ondas que chegavam a um metro na série encerrou-se a 1ª etapa do Brasil Tour Surf Universitário, realizada entre os dias 02 e 04 de setembro na Praia do Pontal, município de Baía Formosa-RN.

E quem comemorou a conquista do lugar mais alto do pódio na categoria Open Universitário, a mais importante da competição, foi o cearense Phelipe Maia. Apesar da pressão da torcida, que tentou até o último minuto empurrar o ídolo local à vitória, Phelipe Maia não se intimidou e mostrou um surf maduro e consistente para impressionar os árbitros e partir na frente da corrida pelo título de Campeão Brasileiro de Surf universitário 2011 e da premiação, que este ano é um CARRO 0KM. Vale ressaltar que em sua melhor onda Phelipe cravou um 9,25 praticamente sepultando as pretensões de seus adversários.
“Estou muito feliz com esse resultado. Nos últimos meses eu foquei essa competição e entrei em uma rotina de treinos muito forte. Essa vitória com certeza é fruto de muita disciplina e treinamento e pretendo seguir essa fórmula até o final do circuito” relatou Phelipe que é reconhecido pelos amigos como um exemplo de competidor.
Na segunda colocação ficou mais um cearense, o estreante Marcus Otávio, que apesar de estar participando desse circuito pela primeira vez, sai da primeira etapa com um importante segundo lugar.
Na terceira colocação ficou o baiano Leandro Mendes que surfou bem mas não encontrou boas ondas na final e o ídolo local André Fagundes, que não conseguiu se encontrar na bateria, tendo de se contentar com a quarta colocação.
Entretanto, na categoria Master Degree, composta por atletas graduados, André mostrou por que sempre será favorito nas competições realizadas no quintal de sua casa vencendo e fazendo a festa da torcida junto com o vice-campeão da etapa, Sanderson Carvalho, que também é potiguar. Em terceiro ficou o cearense Phelipe Maia e na quarta colocação ficou o atleta do Espírito Santo, Renato Coutinho que surfou bem durante toda competição mas não encontrou as ondas na final. Com o resultado André sai da primeira etapa na frente da corrida pela MOTO OKM oferecida ao vencedor do circuito.
Na categoria Feminino, mais festa para a torcida com Gabriela Silveira vencendo, trazendo a paranaense Ana Ceccareli na segunda colocação, Alessandra Ramos-RN, em terceiro lugar e a cearense Raphaela Bahia na quarta colocação. Gabriela além de sair na frente em busca de sua MOTO ZERINHA, ainda busca o Bi-Campeonato Brasileiro de Surf Universitário, já que ela foi campeã no ano de 2008.
Já na categoria Free Surf, os estreantes do circuito, melhor para o carioca Cláudio Freitas, que venceu com uma boa atuação, com Caio César-RN em segundo, Felipe Queiroz-PE em terceiro e Thibor Caldas-RN na quarta colocação. Cláudio também está na liderança na disputa pela MOTO 0KM oferecida ao campeão de sua categoria.
Na Open Estudantil o pódio foi totalmente potiguar com destaque para o vencedor, Dayvson Barbosa, o único dentre todos os competidores inscritos a ter conseguido fazer uma nota 10 na competição. O vencedor do circuito nessa categoria fatura 1 PASSAGEM PRA FERNANDO DE NORONHA.
RECORDE DE INSCRIÇÕES
A primeira etapa do Brasil Tour Surf Universitário 2011 foi considerada um sucesso em todos os aspectos, sobretudo pelo número recorde de inscrições que superou todas as expectativas.
Nada menos que 112 atletas vindos dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, compareceram para disputar a etapa de abertura do Circuito Brasileiro de Surf Universitário 2011. Sem falar nos vários atletas que deixaram para fazer suas inscrições na última hora acabaram ficando de fora da competição já que o Brasil Tour Surf Universitário não aceita inscrições feitas na praia.
Mas o sucesso da 1ª Etapa do Brasil Tour Surf Universitário não se resumiu apenas ao grande número de inscritos. A Festa Oficial de Abertura do Circuito MUNDO UNIVERSITÁRIO também promete ficar na memória formosense e de todos que estiveram presentes, por muito tempo. Na noite do sábado as bandas Rastafeeling e Andread Jó reuniram muita gente bonita em torno palco montado na VILA UNIVERSITÁRIA e o alto astral do reggae e do surf contagiou a todos.
E para encerrar os três dias de atividades, o desfile da eliminatória potiguar do Concurso Universitária Brasil abalou as estruturas da Praia do Pontal aclamando e consagrando a estudante de Direito Olga Carolina como a Musa da etapa inaugural do circuito. Com a vitória Olga recebeu um cheque de R$ 800 e ainda ganhou passagens e hospedagens para participar da eliminatória final, que acontecerá em Fortaleza e elegerá a Musa do Brasileirão do Surf Universitário 2011.
Para Ailton Júnior, Presidente da ABRASU-Associação Brasileira de Surf Universitário, o evento mostrou a força da modalidade, não só por ter atraído muitos atletas, mas também por ter ficado marcado elo alto nível dos competidores:
“Tivemos aqui em Baía Formosa uma grande prova do crescimento da modalidade no país. Hoje, o surf universitário no Brasil é uma realidade. Somos potência mundial nessa modalidade e muitos jovens estão voltando ou simplesmente continuando a estudar por causa do surf, para manter o direito de participar dessa experiência de vida que se chama MUNDO UNIVERSITÁRIO. Para mim, esse é o maior legado que tudo isso que vocês puderam presenciar nesses três dias de evento, deixará para as futuras gerações e e para a sociedade como um todo. Nós que estamos direta ou indiretamente envolvidos nesse processo podemos nos orgulhar de estar construindo um novo esporte e um novo Brasil”, declarou emocionado Ailton, na cerimônia de encerramento da 1ª Etapa do Circuito MUNDO UNIIVERSITÁRIO 2011.
Durante três dias a paradisíaca praia de Baía Formosa, localizada a 90 km ao sul da capital Natal, serviu de cenário para o show dos 112 felizardos que participaram da 1ª Etapa do Circuito MUNDO UNIVERSITÁRIO. Felizardos por estarem estudando, por serem surfistas, por terem tido a oportunidade de discutir ideias para o futuro sustentável de nosso esporte e nossa sociedade. Felizardos por durante três dias terem tido oportunidade de conhecer novas pessoas, fazer novos amigos, conhecer novos costumes, novas profissões e não menos importante que todas os exemplos anteriores, felizardos por terem a rara oportunidade de surfar uma das ondas mais cobiçadas do país com apenas mais três pessoas, nem que tenha sido por apenas quinze minutos, o tempo que durava uma bateria.
O Circuito MUNDO UNIVERSITÁRIO se despede do Rio Grande do Norte colocando nas mãos do próximo anfitrião que receberá a Elite Intelectual do Surf Brasileiro, a grade responsabilidade de, senão melhorar, pelo menos igualar a incrível festa oferecida pelo hospitaleiro e alegre povo potiguar aos melhores surfistas universitários do Brasil.
Lembrando que a próxima etapa será no município de Balneário Barra do Sul-SC entre os dias 14 e 16 de outubro de 2011.

RESULTADOS
Open Universitário Masculino
1º Phelipe Maia-Ce
2º Marcus Otávio -Ce
3º Leandro Mendes-Ba
4º André Fagundes-RN
Open Universitário Feminino
1º Gabriela Silveira-RN
2º Ana Ceccareli-PR
3º Alessandra Ramos-RN
4º Raphaela Baía-Ce
Master Degree
1º André Fagunde-RN
2º Sanderson Carvalho-RN
3º Phelipe Maia-Ce
4º Renato Coutinho-ES
Free Surf
1º Cláudio Freitas-RJ
2º Caio César-RN
3º Felipe Queiroz-Pe
4º Tibor Caldas-RN
Open Estudantil
1º Dayvson Barbosa-RN
2º Paulo Henrique-RN
3º Jackson Rodrigues-RN
4º Gabriel Bruno-RN




A 1ª Etapa do Circuito MUNDO UNIVERSITÁRIO 2011 teve o Patrocínio de SURF BRASIL e Coca-Cola. Apoio da Prefeitura Municipal de Baía Formosa, Governo do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, Confederação Brasileira de Surf, Confederação Brasileira de Desporto Universitário, Federação Potiguar de Surf, Disc_Disco e Felipe Souto Surf Boards. Divulgação: site Waves. Realização: Classic Promoções e ABRASU - Associação Brasileira de Surf Universitário. Promoção Rádio Mix.

Por George Noronha
W. Noronha Comunicação Ltda.
gwnoronha@gmail.com
+55 85 9685.1000
+55 85 8762.1363
+55 85 9121.4613

 

--> Inclua seu comentário <--


 


COMENTÁRIOS