Outras Notícias

Veja os Comentários


09/01/2012-13:31:27
Master CE
 

COMO NOS VELHOS TEMPOS

Surfistas Masters relembram os tempos de ouro do esporte em campeonato à moda antiga

Neste fim de semana o município de Paracuru recebeu os principais legends do surf cearense em um campeonato marcado pelas manobras radicais dos veteranos, muitos dos quais, com mais de trinta anos só de surf, o Greenish Ceará Surf Master.
O grande campeão da principal categoria, a Master, foi o atleta da Praia do Titanzinho, Rogério Dantas. Mostrando disposição e atitude de garoto nas direitas da Boca do Poço, a praia mais tradicional para os mestres do surf cearense, ele não deu chance para seu adversário na final, o também local do Titanzinho Luciano Cavalcante e faturou o título da etapa e a boa premiação que foi uma prancha e uma passagem para Fernando de Noronha.
Na categoria Longboard destaque para Zé Rubens que levou a torcida ao delírio ao completar um 360º em seu pranchão para faturar o título da etapa deixando Geraldo Lemos em segundo, Gleison Matos em terceiro e Renè Fernandes em quarto.
Na categoria Feminino, melhor para a atleta Roberta Campos que mostrou conhecimento do pico para deixar Raphaela Bahia na segunda colocação. Na terceira colocação ficou a surfista local Eliane Maga e na quarta colocação ficou a surfista Roberta Dodora.
Na Grand Kahuna, categoria dedicada aos que têm mais de 50 anos de idade, o grande vencedor foi o atleta Zorrinho. Acostumado a frequentar os pódios na década de 1980, ele mostrou que continua em grande forma e que ainda tem muito gás para queimar deixando seu velho adversário Lucivaldo Costa, o Picolé.
Na categoria Veteran destaque para Cardoso Jr., que venceu a categoria deixando Válter Araújo na segunda colocação.
“Estou focado no Mundial Master e acredito que esse ano o Ceará terá pelo menos um atleta nessa competição”, declarou Cardoso.
Entre os Grand Masters o título da etapa ficou com Leopoldo Alberto com Valtinho em segundo.
Contudo, nenhuma das categorias despertou tanta euforia quanto a Pais e Filhos. Última e mais esperada entre as baterias finais da competição, a Pais e Filhos representou o maior exemplo de fair play cada vez mais raro nas competições. Na água o show ficou por conta dos surfistas locais Thiago e Reginaldo e Currupião e Maira, que protagonizaram um verdadeiro espetáculo de surf em uma final onde todos torciam por todos evidenciando que o futuro do surf na praia mais tradicional do surf cearense está garantido. No final a dupla vencedora foi Currupião e Maira.

Para Odalto Castro, um dos protagonistas mais atuantes da história do surf cearense, o Circuito Master serve para manter os “meninos” de sua geração na ativa e estimulados, fortalecendo a categoria criando condições para que o estado possa concretizar o sonho de levar uma de seus atletas para o mundial da categoria.
“Em 2011 nós batemos na trave e quase que eu e o Cardosinho conquistávamos as vagas para o Mundial de Surf Master. Entretanto, em 2012 nos esforçaremos em dobro e tenho certeza que conseguiremos realizar o sonho de conquistar ao menos uma vaga para o Ceará representar o Brasil nessa competição histórica”, declarou Odalto, referindo-se ao mundial que por pouco a dupla de amigos não conseguiram as vagas.
O clima de confraternização foi o grande diferencial deste campeonato. Desde sábado as disputas foram marcadas pelo clima de festa e descontração. A cada onda surfada todos na praia comemoravam com gritos e muita algazarra, comprovando que o espírito aloha foi o grande combustível de todos os presentes: atletas e público.
Durante os dois dias do campeonato, várias histórias do arco da velha foram lembradas e muitas memórias foram revisitadas pelos que escreveram as primeiras páginas da história do surf cearense e continuam a escrevê-la até hoje.
O campeonato dos Masters Cearenses representou mais do que uma competição, foi um encontro de grande importância para manter viva a memória dos que, desde meados da década de 1970, escrevem a história do esporte dos reis polinésios na Terra de Alencar.

RESULTADOS
Grand Masters
1º Leopoldo Alberto
2º Valter Araújo
3º Cardoso Jr.
3º Petrônio Tavares

Veteran
1º Cardoso Jr.
2º Valter Araújo
3º Hermano Frota
3º Odalto Castro

Grand Kahuna
1º Zorrinho
2º Lucivaldo Costa – Picolé
3º Odalto Castro
3º Dedé

Master Senior
1º Rogério Dantas
2º Luciano Cavalcante
3º Alexandre Rodrigues
3º Carlos Santana

Master Longboard
1º Zé Rubens
2º Geraldo Lemos
3º Gleison Silva
3º Renè Fernandes

Pais e Filhos
1º Currupião e Maira
2º Thiago e Reginaldo
3º Zorrinho e Matheus
3º Luciano Cavalcante e Letícia

O GREENISH Ceará Surf Máster contou com o Patrocínio do Governo do Estado do Ceará- SESPORT e de GREENISH; Apoio: DIAS Surfboards, D’Cofibras, Prefeitura Municipal de Paracuru, Federação Cearense de Surf, Longarina e Associação de Surf do Estado do Ceará; Divulgação: Revista Wave Wind, cearasurf, surfguru, avisoesporte e emfocosurf; Promoção e Realização: Atitude Eventos e Associação de Surf Máster do Ceará – ASMC.
Por George Noronha
JP-MTb.: 2808/Ce
W. Noronha Comunicação Ltda.
CNPJ: 11.386.233/0001-90
+55 85 9685.1000
+55 85 9121.4613
+55 85 8762.1363

 

--> Inclua seu comentário <--


 


COMENTÁRIOS