Outras Notícias

Veja os Comentários


12/08/2003-08:41:17
O Filme
 
O mercado de filmes esportivos, especificamente de surf, conta com um grande número de fãs e consumidores; e cresce a cada ano. O Rio Grande do Norte em breve terá um representante nessa área. As aventuras de um surfista natalense em exóticas e badaladas praias ao redor do mundo serão lançados no Brasil em VHS e DVD. O filme "Na Onda com Calunga - Código 084", do profissional do surf Aldemir Marques, o Calunga, tem lançamento previsto para o segundo semestre deste ano e terá distribuição nacional.

No filme, Calunga mostra ondas perfeitas 'dropadas' por ele e outros surfistas potiguares em praias da Indonésia, Tahiti, México, Havaí, Califórnia, Cabo Verde e também no Brasil, com especial atenção para as nossas Tabatinga, Pipa, Baía Formosa, além de Fernando de Noronha (PE).

A trilha sonora será formada por bandas brasileiras de rock. Segundo Calunga, os nomes ainda não podem ser revelados para não atrapalharem as negociações dos direitos autorais. Ele adianta, porém, que representantes potiguares também terão destaque na trilha. "A ajuda do pessoal do Festival Mada está sendo fundamental para mim. Estamos escolhendo as bandas que mais se adeqüem às imagens", diz o surfista, por telefone celular, direto de Fortaleza (CE), antes de cair no mar para mais um dia de surf.

Ele conta que em suas muitas viagens para participar de campeonatos em picos famosos no mundo por ondas grandes e perfeitas decidiu registrar sua experiência no surf, já que dispunha de um bom equipamento de gravação em vídeo. São imagens aquáticas em ângulos inusitados.

Até agora a produção já conta com três clipes prontos; cada um com quatro minutos de duração. O primeiro mostra uma volta ao mundo; outro exibe manobras de grandes surfistas potiguares na ilha de Fernando de Noronha e o terceiro foi gravado nos tubos perfeitos de Desert Point, Indonésia, onde Calunga diz ter passado um mês filmando.

"É a onda mais perfeita do mundo onde pode-se entrar em até quatro tubos. Registrei quatro minutos de imagens de tubo", conta. Há também um clipe onde o surfista natalense aparece deslizando de kite surf na Jaws, considerada a maior onda do mundo, com 35 pés de face. Ele foi o primeiro surfista a vencer essa mítica onda com o kite surf (modalidade praticada com prancha e pára-quedas).

"Na Onda com Calunga" está sendo produzido com o apoio do roteirista Buca Dantas, do editor Bruno Lopes e é patrocinado por marcas famosas de surf wear. Segundo o protagonista do filme, o lançamento terá uma campanha de marketing bem agressiva e engrossará o rol das produções neste estilo de filme esportivo.

POTIGUARES NO MUNDO - Aldemir Calunga conta que os potiguares não têm conhecimento da posição que os atletas do Rio Grande do Norte ocupam no panorama mundial do surf. "O Brasil sabe mas finge não saber. O Rio Grande do Norte não sabe mesmo. Temos os surfistas mais completos da atualidade", diz. "Às vezes estou na Austrália e ninguém sabe. A maior importância do vídeo para mim é mostrar o meu trabalho; eu no desempenho de minhas funções. "

O vídeo está divido em manobras acrobáticas e em ondas gigantes, vencidas no braço ou com o auxílio de jet ski. Calunga conta que o risco para obter as imagens foi muito grande, mas a experiência no esporte agia a seu favor. Calunga integra um grupo de surfistas potiguares premiados em muitos campeonatos internacionais. "A intenção é, além de colocar meu nome em evidência, pôr essa galera na mídia, e também entrar num mercado novo", justifica.

Aldemir Calunga, 29, começou a surfar em Ponta Negra, aos 11 anos e mora no bairro há 23. De Fortaleza, onde conversou com a reportagem, ele ruma para o Rio de Janeiro onde tratará de assuntos ligados ao lançamento do filme. Calunga tem duas viagens agendadas para campeonatos no exterior e uma ida ao Havaí.

Fonte: Tribuna do Norte
 

--> Inclua seu comentário <--


 


COMENTÁRIOS