Outras Notícias

Veja os Comentários


03/11/2003-14:48:27
Universitário
 
O surfista André Fagundes ainda é calouro no curso de Engenharia Civil, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), mas nas ondas mostrou um surf de mestre, com a vitória na segunda seletiva nordestina do Lui Lui Surf Festival, o Brasileiro de Surf Universitário, neste domingo (2/11) em Pernambuco.

A competição realizada na Baía de Maracaípe, em Ipojuca, reuniu atletas pernambucanos, potiguares, paraibanos e cearenses, valendo vagas para a grande final do circuito, marcada para dezembro, na praia de Maresias, no litoral paulista.

Aos 22 anos e recém aprovado no vestibular, Fagundes não deu chances aos adversários. Desde a sua primeira apresentação mostrou superioridade. Na final, enfrentando outros três grandes destaques da etapa, abriu a bateria com uma nota 8,75 pontos, o que praticamente garantiu a vitória.

"Vim para cá decidido, determinado a vencer. Deixei de participar do circuito em meu Estado, porque queria muito essa vaga para a final do Brasileiro. Graças a Deus, saiu tudo certo", afirmou André, que faturou como prêmio uma passagem aérea da TAM para qualquer lugar do Brasil.
Em segundo lugar ficou o paraibano Alexandre do Valle (Direito/ Unipe). Marquito Santos, aluno de Teologia na SPN, foi o terceiro colocado e melhor pernambucano na disputa.

Flávio Henrique, estudante de Engenharia de Pesca, na UFRPE, ficou em 4o lugar. Os mesmos quatro surfistas confirmaram estar em bons momentos e também fizeram a final da Lui Lui Expression Session, uma bateria sem regras, onde vale a manobra mais radical. Desta vez, quem levou a melhor foi Alexandre do Valle, com Marquito Santos chegando muito perto da conquista.

Os quatro atletas aparecem como cotados ao título brasileiro universitário, na grande final em Maresias. O melhor do país volta para a casa com um automóvel Renault e uma passagem aérea da TAM para Paris, na França. Vão participar surfistas devidamente matriculados em faculdades de todo o país.

"Tenho muita fé e vou batalhar por esse título, por esse carro", disse o vencedor em Maracaípe, que tem como principal mentor o experiente Joca Júnior, que já foi campeão brasileiro profissional e disputou o WCT, a elite mundial.

"Nós nos damos muito bem. Ele também é surfista de Cristo e me ajuda muito", ressaltou André, que pretende conciliar a profissão de engenheiro com a de surfista. "É muito bom ter uma carreira além do surf, mas quero continuar competindo. Talvez no próximo ano volte a disputar o Super Trials. No ano passado fiquei perto da vaga para o Super Surf. O problema é que não quero perder muitas aulas. Levo a sério os meus estudos", acrescentou o surfista, que treina nas praias de Ponta Negra e Tabatinga.
Também surfista de Cristo, o pernambucano Marquito Santos ficou feliz com o resultado.

"O nível foi muito forte e fui o melhor de Pernambuco", disse o surfista, que pretende ser pastor, depois de concluir o curso de Teologia e trabalhar justamente com surfistas. "Minha idéia é viajar para vários países e depois me firmar com os atletas no Super Surf", explicou. Outra disputa que empolgou foi o tag team (revezamento) entre universidades.
Quem levou a melhor foi a Universidade Federal Rural de Pernambuco por uma diferença mínima de menos de um ponto, sobre a Universo. A disputa foi até a última onda e os vencedores marcaram 56,95 contra 56,60. Nessa competição, cada equipe conta com quatro atletas e o formato é bem semelhante ao da natação, com um competidor de cada vez surfando três ondas.

Com a vitória, os alunos da Rural garantiram a vaga para representar a sua universidade na grande final em São Paulo. Cada estado terá um representante e o time campeão levará o título de a universidade mais surf do país.

O final de semana em Maracaípe também contou com a categoria feminina. A grande vencedora foi Ana Flávia, também aluna da UFRPE, no curso de Medicina Veterinária. Ela foi a melhor nas duas baterias disputadas e vai participar da grande final do Brasileiro, onde estará em jogo uma passagem aérea da TAM para a capital francesa. Em Maracaípe ela superou Juliana Soares (Educação Física/ UPE), Fernanda Farias (Educação Física/ UFPE), Fernanda Garcia (Jornalismo/ Universo) e Andréa Dechamps (Ciências Contábeis/ Católica).

"Agora, quero ir para Maresias e surfar muito bem. Vou treinar em Florianópolis para chegar bem na final", disse a vencedora, que comemorou a conquista com o namorado, o finalista Flávio Henrique. Apesar de estudarem na mesma universidade, ela contou que o namoro começou mesmo nas ondas.

"Foi na praia, mas agora ficamos juntos também nos estudos. Pretendemos ter, no futuro, uma fazenda de camarões, talvez em Santa Catarina. Para ter um negócio desses é preciso um veterinário e um engenheiro de pesca. Então vamos unir o útil ao agradável. Ainda mais que vamos nos formar juntos", destacou a atleta de 22 anos.

Confira o resultado do evento

Individual Masculina

1 André Fagundes (Natal/RN) – Engenharia Civil – UFRN
2 Alexandre Do Valle (João Pessoa/PB) – Direito – Unipe
3 Marquito Santos (Recife/PE) – Teologia – SPN
4 Flávio Henrique (Recife/PE) – Engenharia de Pesca - UFRPE
5 Everson Costa (Fortaleza/CE) – Ciências Biológicas – UFC
6 Daniel Fragoso (Recife/PE) – Engenharia Agrônoma – UFRPE
7 Cláudio Campos (Recife/PE) – Administração e Marketing – Fama
8 Rodrigo Trajano (Recife/PE) – Turismo E Hotelaria – Universo

Individual Feminina

1 Ana Flávia (Recife/ PE) – Medicina Veterinária – UFRPE
2 Juliana Soares (Recife/PE) – Educação Física – UPE
3 Fernanda Farias (Recife/PE) – Educação Física – UFPE
4 Fernanda Garcia (Recife/PE) – Jornalismo – Universo
5 Andrea Dechamps (Ipojuca/PE) – Ciëncias Contábeis – Católica

Lui Lui Expression Session - Alexandre do Valle (João Pessoa/PB) – Direito - Unipe – Mandou um aéreo

Tag Team (Revezamento)

1 – UFRPE – Gustavo Roque, Daniel Fragoso (alunos de Engenharia Agrônoma), Flávio Henrique e Bruno Mayer (estudantes de Engenharia de Pesca).
2 – Universo – Marco Aurélio, Rodrigo Trajano (alunos de Turismo e Hotelaria), Antonio José (Sistemas de Informação) e Alexandre Moraes (História).
 

--> Inclua seu comentário <--


 


COMENTÁRIOS