Outras Notícias

Veja os Comentários


30/01/2004-11:44:43
América do surf
 

O circuito latino profissional de 2004 tem início nesta sexta-feira (30/01) com a Tripla Coroa Peruana de Surf, uma série de três campeonatos nas praias de Punta Roquitas, Señoritas e Totoritas que seguem até o dia 14 de fevereiro e distribuem US$ 25 mil em prêmios.

O calendário já está completo e inclui 14 etapas em nove países, com mais de US$ 100 mil em prêmios. Entre as novas localidades no tour estão lugares já conhecidos pelos surfistas, como as Ilhas Galápagos e Puerto Escondido, e outros que não fazem parte do mapa tradicional do esporte, como a Colômbia.

Conforme anteriormente divulgado, os brasileiros foram excluídos das competições promovidas pela ALAS (Associação Latino-americana de Surfe). Segundo o peruano Karin Sierralta, vice-presidente da entidade, o principal motivo para a proibição seria a falta de interesse por parte dos brasileiros em disputar todo o circuito.

"Os competidores do circuito ALAS não viam um interesse sério por parte dos brasileiros em correr o tour, e somente o faziam por circunstâncias ocasionais. A ALAS está disposta a integrar os brasileiros que desejarem participar seriamente do circuito com a aprovação e filiação à CBS, requisito indispensável", diz Sierralta.

Os melhores competidores da ALAS já possuem um bom nível de surf, têm agora também um circuito bastante forte, com várias etapas e premiação razoável. Se alguns brasileiros querem competir em um evento do circuito, trata-se de um sinal de fortalecimento do mesmo.

Fechando as portas para os brasileiros, encerram-se as possibilidades de Javier Swayne, Gabriel Aramburu, Germain Medrano, Diego Naranjo, entre outros, de ver onde eles têm que chegar ou, melhor ainda, de ver onde estão e ganhar confiança para continuar evoluindo.

Pensar globalmente é melhor que localmente e a garotada latina tem tudo para alcançar o nível dos melhores surfistas do mundo. Por quê ainda não chegaram lá? Tentaram competir regularmente contra níveis mais altos? Parece-me que a resposta está aí.

Fonte: Waves.
 

--> Inclua seu comentário <--


 


COMENTÁRIOS