Outras Notícias

Veja os Comentários


09/01/2007-22:10:02
Responsabilidade
 

Responsabilidade sócio-ambiental

No próximo dia 20 de janeiro a sociedade civil organizada tem um compromisso de cidadania na Praia de Tabatinga, litoral sul do Rio Grande do Norte. É a ação piloto do projeto Onda Limpa RN para despertar a consciência ecológica dos freqüentadores da praia. Será um dia inteiro de atividades voltadas para instruir veranistas, turistas e moradores da região quanto à degradação que a faixa litorânea do estado vem sofrendo, principalmente no período convencionado como Alta Estação.

O Onda Limpa RN é uma idealização de um grupo de empresários, estudantes e surfistas freqüentadores das nossas praias e atentos ao nível de degradação que expõe a faixa costeira do nosso estado. A ação é inspirada no Clean up day, movimento australiano de abrangência internacional que já atua em 120 países com a mensagem do cuidado com o meio-ambiente. Ambos buscam a conscientizar a sociedade levando-a ao front para que possa conhecer de perto o prejuízo que vem causando. “Colocar a mão na massa”, recolher o lixo e participar de movimentos culturais alinhados com a causa, transforma cada participante em agente multiplicador, passando adiante a idéia de preservação.

Um dos focos do Onda Limpa RN está direcionado aos surfistas. Eles conhecem como poucos o litoral do estado e por freqüentarem muitas das praias têm potencial como agentes fiscalizadores e de defesa da linha costeira. O Onda Limpa conta com o apoio do surfista e empresário Ademir Calunga, norte-rio-grandense que se consagrou como um dos melhores surfistas do mundo, para despertar os desportistas para a importância de se preservar o litoral.

Na programação do dia “D” do Onda Limpa RN está o briefing para separação das turmas, orientação dos voluntários e distribuição do material de coleta; palestras motivacionais elaboradas por estudantes de Ecologia da UFRN; distribuição de material educativo; apresentação cultural da banda Sonzeira Band e assinatura do abaixo assinado reivindicando maiores atenção às praias.

Como desdobramento, o Onda Limpa RN espera entregar ao Governo do Estado e autoridades competentes, um manifesto pedindo ações constantes em defesa da faixa costeira. A missão cumprida, porém, é a conscientização individual do freqüentador das nossas praias, seja ele morador ou turista para a preservação do nosso bem maior que é o meio ambiente.


Serviço
Movimento Onda Limpa RN – Ação Piloto
Local: Praia de Tabatinga - Litoral Sul, na praia em frente à subida da antena da Telemar.
Data: 20.01.07



Programação:
1. Separação das turmas de limpeza: (10hs)
a. Distribuição das camisetas, bonés e filtro solar;
b. Distribuição de luvas e sacos de lixo;
c. Posicionamento das bases de recepção do lixo.

2. Palestras motivacionais: (11hs)
a. Praia e seus ecossistemas;
b. Lixo e sua duração no ambiente;
c. Técnica de limpeza;
d. O projeto de limpeza.

3. Saída para limpeza: (12hs)
a. Supervisores e carros ao longo do trajeto para apoio;
b. Recolhimento dos sacos.

4. Reunião das turmas na Barraca do Beto (14hs)
a. Separação e segregação do lixo;
b. Lições aprendidas;
c. Colocação de receptores de lixo, como manifesto simbólico do dia Onda Limpa no Verão de 2007;
d. Distribuição de sanduíches e bebidas.
e. Distribuição de material de conscientização.

5. Confraternização (15:30hs)
a. Show com a banda Sonzeira Band.
b. Durante o show, manifestos serão lançados.
c. Assinatura de abaixo assinado reivindicando mais infra-estrutura para limpeza das praias do RN.

Contatos para imprensa:
Thiago Procópio – Assessor de Imprensa > 55-84-9986-2751
Renato Mothci – Movimento Onda Limpa > 55-84-9146-8000
 

--> Inclua seu comentário <--


 


COMENTÁRIOS