Outras Notícias

Veja os Comentários


01/03/2007-12:14:40
Brasileiro Amador
 

Click aqui para ver as fotos (site WAVES).

O Rio Grande do Norte não tomou conhecimento dos adversários na etapa de abertura do Circuito Maresia Brasileiro de Surf 2007, finalizado na tarde deste domingo (4/4), nas boas ondas da Praia do Amor, em Pipa, município de Tibau do Sul, litoral sul do Rio Grande do Norte. Com 220 pontos, o RN sagrou-se campeão da etapa que teve 190 atletas de 11 estados inscritos, recorde em 20 anos de circuito brasileiro amador. Esta etapa também começou a definir os atletas que comporão a equipe brasileira que disputará o Mundial Júnior, em Portugal, no mês de maio. A definição da equipe sairá nos dias 30 de março a 1ª de abril, em Torres/RS.



Jadson André, atual campeão brasileiro Júnior, foi um dos responsáveis pelo título potiguar. Mostrando estar em constante evolução, o atleta de Ponta Negra/RN levantou o caneco da Júnior. Começou a bateria final com bastante pressão, chegou a ser ultrapassado pelo conterrâneo John Max, que tirou um 8,0 após duas "pauladas" numa direita, mas logo retomou a ponta com um 9,0 e fica apenas administrando a vantagem. O cearense Charlie Brown ainda teve tempo de achar uma onda salvadora e ficar com o vice. O paulista Magno Pacheco completou o pódio na quarta posição.



"Amanheci doente, mas me mediquei e já estou bem melhor, o que me ajudou a manter a concentração para as baterias finais", contou Jadson André. Com o resultado, Charlie Brown e John Max é que vão garantindo seus lugares na seleção brasileira, já que Jadson tem seu lugar garantido por ser o campeão da categoria em 2006. Na final da Mirim, foi anotada uma interferência dupla do pernambucano Luel Felipe, que estava com o joelho lesionado, e de Yan Guimarães.



O baiano Marco Fernandez, que não tinha nada a ver com aquilo, herdou a liderança da bateria no colo. Mas o paulista Miguel Pupo ainda não tinha mostrado as suas cartas. Em cinco minutos pegou duas ondas e executou um aéreo invertido nas duas, o que lhe garantiu a vitória e o título da etapa, deixando Fernandez em segundo, Luel em terceiro e Yan em quarto.



A paraibana Diana Cristina confirmou o seu favoritismo e não deu chances às adversárias na final da Feminino Júnior. A pernambucana Monik Santos, com o ombro contundido, a potiguar Gilvanilta Ferreira e a paulista Bárbara Muller atuaram como figurantes com a segunda, terceira e quarta colocações, respectivamente.



Na Feminino Open, parecia que Diana Cristina também levantaria a taça, mas a paranaense Nathalie Martins conseguiu a virada nos últimos minutos, por uma pequena diferença. A catarinense Gabriela Leite também fez uma boa apresentação e encerrou esta etapa na terceira colocação. Já a potiguar Gilvanilta Ferreira parecia ainda insegura e ficou na quarta colocação.



Os potiguares Madson Costa e Ítalo Ferreira chegaram à final Iniciante com todo o apoio da torcida local. Madson parecia o dono da praia, abrindo a bateria com um 7,75. O baiano Yagê Araújo parecia que ia conseguir alguma coisa no início, mas só ficou nisso, enquanto Ítalo Ferreira não se achava nas ondas. O paulista Gabriel Medina veio somando pontos "pelas beiradas" até virar a bateria perto do final. No fim, os paulistas fizeram a festa em terras potiguares e Madson Costa saiu ovacionado pela torcida. "Esta é a primeira vez que ganho uma etapa do Brasileiro, estou muito feliz", comemorou Medina.



Na última bateria do dia, que definiria o campeão da Open, uma final totalmente nordestina, com três potiguares – John Max, Alan Jones e Jadson André e um baiano – Franklin Serpa. Alan e Jadson pareciam estar numa bateria homem-a-homem, pois só os dois pegavam onda. Foi então que o baiano começou a se mostrar perigoso, disputando a segunda posição ocupada por Alan Jones. Mas uma onda surfada até a beira fez Franklin assumir de vez o primeiro lugar, que até então era de Jadson André. "No surf, nem sempre o favorito vence. E foi isso o que aconteceu aqui, Jadson surfou muito bom todo o campeonato, mas graças a Deus consegui achar as ondas e ficar com o título", disse o campeão Franklin Serpa.



Logo em seguida, foram entregues os prêmios aos campeões de cada uma das seis categorias do Maresia Brasileiro de Surf e a festa do surf amador ficou completa em Pipa. As delegações já têm data certa para o próximo encontro. De 30 de março a 1º de abril, Torres/RS será a sede do Maresia Brasileiro de Surf. Em agosto, a terceira etapa volta ao Nordeste, desta vez para Batuba/BA, entre os dias 3 e 5. E o encerramento será em Vila Velha/ES.



A etapa de abertura do Maresia Brasileiro de Surf 2007 foi uma realização da Confederação Brasileira de Surf – CBS e contou com co-patrocínio da Ecologica, Bad Boy, TV Ponta Negra, Teccel e Mirage, apoio da Federação de Surf do RN – Fesurf RN, Governo do Estado do RN e Governo Federal, com supervisão do Comitê Olímpico Brasileiro – COB. Divulgação: Fluir e Waves.

Click aqui para ver as fotos (site WAVES).


MELHOR ONDA
CHARLIE BROWN/CE – 10,00 PONTOS

MELHOR PONTUAÇÃO
DIANA CRISTINA/PB – 16,50 PONTOS



CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPES
1º - RIO GRANDE DO NORTE – 220 PONTOS
2º - SÃO PAULO – 182 PONTOS
3º - BAHIA – 138 PONTOS
4º - SANTA CATARINA – 128 PONTOS
5º - PARAÍBA – 108 PONTOS
6º - PERNAMBUCO – 96 PONTOS
7º - CEARÁ – 84 PONTOS
8º - PARANÁ – 84 PONTOS
9º - RIO DE JANEIRO – 62 PONTOS
10º - RIO GRANDE DO SUL – 52 PONTOS
11º - ESPÍRITO SANTO – 20



CLASSIFICAÇÃO POR CATEGORIAS

FEMININO JÚNIOR
1ª - DIANA CRISTINA PB
2ª - MONIK SANTOS PE
3ª - GILVANILTA FERREIRA RN
4ª - BÁRBARA MULLER

FEMININO OPEN
1ª - NATHALIE MARTINS PR
2ª - DIANA CRISTINA PB
3ª - GABRIELA LEITE SC
4ª - GILVANILTA FERREIRA RN

INICIANTE
1º - GABRIEL MEDINA SP
2º - MADSON COSTA
3º - ÍTALO FERREIRA RN
4º - YAGÊ ARAÚJO BA

MIRIM
1º - MIGUEL PUPO SP
2º - MARCO FERNANDEZ BA
3º - LUEL FELIPE PE
4º - YAN GUIMARÃES

JÚNIOR
1º - JADSON ANDRÉ RN
2º - CHARLIE BROWN
3º - JOHN MAX RN
4º - MAGNO PACHECO SP

OPEN
1º - FRANKLIN SERPA BA
2º - JADSON ANDRÉ RN
3º - ALAN JONES
4º - JOHN MAX


Click aqui para ver as fotos (site WAVES).



MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Juca de Barros – Presidente da CBS
(41) 8814.8914

Usina Comunicação
Tiago Prates ( tiagoprates@digizap.com.br )
(84) 8811.3969
(84) 3611.1669

 

--> Inclua seu comentário <--


 


COMENTÁRIOS